1
resposta

[Dúvida] Tarefas de teste para um sistema web

Sistema web de uma empresa de software para empresas do ramo gases medicinais, industriais e especiais.
Objetivo: verificar se os menus estão intuitivos e se alguns processos são complexos de fazer.

Tarefa 1 - encontrar onde se cadastra um Documento de Leitura
“Você quer fazer uma movimentação de cilindros, por quais menus você procuraria para encontrar a tela e fazer o cadastro?”

Observar por quais caminhos o usuário opta ir e se eles são muito destoados do caminho definido pela equipe de projetos;
Contabilizar quanto tempo o usuário demorou para encontrar a tela;
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques, quanto tempo ele teve que pensar para decidir clicar em um menu e se ele pareceu satisfeito ao encontrar a tela.

Ao finalizar o teste: “Por qual caminho seria mais intuitivo para você encontrar a tela mais facilmente hoje?”

Tarefa 2 - cadastrar um insumo
“Você está começando a utilizar o sistema e precisa cadastrar um novo insumo. Como você faria esse processo?”

Observar quais campos o usuário teve mais dificuldade em preencher: analisar se é o sistema que tem muitos termos técnicos ou o usuário é novo no ramo de gases?;
Observar a ordem de preenchimento dos campos: é a ordem que mais faz sentido para o usuário ou ele consegue realizar o cadastro com a ordem atual?;
Observar se as informações preenchidas realmente fazem sentido com o objetivo do campo (ex: o campo deve ser preenchido com a capacidade do cilindro, mas o usuário preencheu com o chassi do cilindro);
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques e quanto tempo ele teve que pensar até preencher um campo.

Ao finalizar o teste: “As nomenclaturas estão intuitivas? A ordem de preenchimento faz sentido com o processo que você faz no dia-a-dia ou está muito diferente?”

Tarefa 3 - encontrar a tela de cadastro de Endereço de Entrega
“Você quer cadastrar um novo endereço de entrega para um paciente que precisa de gás medicinal. Por quais menus você iria para encontrar a tela e fazer o cadastro?”

Observar quais telas o usuário abre e analisar se as nomenclaturas estão de acordo com a expectativa/raciocínio dele;
Observar por quais caminhos o usuário opta ir e se eles são muito destoados do caminho definido pela equipe de projetos;
Contabilizar quanto tempo o usuário demorou para encontrar a tela;
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques, quanto tempo ele teve que pensar para decidir clicar em um menu e se ele pareceu satisfeito ao encontrar a tela.

Ao finalizar o teste: “Por quais caminhos você achou que encontraria a tela? Depois de encontrar a tela, o lugar que ela se encontra hoje faz sentido para você?"

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Emilly! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei bastante da forma como você estruturou as tarefas de teste, observando tanto o comportamento quanto o raciocínio dos usuários. Com base no que você explicou, ficou claro que o foco está na intuitividade da navegação e na clareza das nomenclaturas, pontos fundamentais para entender se o sistema realmente atende às expectativas de quem o utiliza.

Continue nesse ritmo! É ótimo ver essa atenção aos detalhes durante os testes de usabilidade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!