Sistema web de uma empresa de software para empresas do ramo gases medicinais, industriais e especiais.
Objetivo: verificar se os menus estão intuitivos e se alguns processos são complexos de fazer.
Tarefa 1 - encontrar onde se cadastra um Documento de Leitura
“Você quer fazer uma movimentação de cilindros, por quais menus você procuraria para encontrar a tela e fazer o cadastro?”
Observar por quais caminhos o usuário opta ir e se eles são muito destoados do caminho definido pela equipe de projetos;
Contabilizar quanto tempo o usuário demorou para encontrar a tela;
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques, quanto tempo ele teve que pensar para decidir clicar em um menu e se ele pareceu satisfeito ao encontrar a tela.
Ao finalizar o teste: “Por qual caminho seria mais intuitivo para você encontrar a tela mais facilmente hoje?”
Tarefa 2 - cadastrar um insumo
“Você está começando a utilizar o sistema e precisa cadastrar um novo insumo. Como você faria esse processo?”
Observar quais campos o usuário teve mais dificuldade em preencher: analisar se é o sistema que tem muitos termos técnicos ou o usuário é novo no ramo de gases?;
Observar a ordem de preenchimento dos campos: é a ordem que mais faz sentido para o usuário ou ele consegue realizar o cadastro com a ordem atual?;
Observar se as informações preenchidas realmente fazem sentido com o objetivo do campo (ex: o campo deve ser preenchido com a capacidade do cilindro, mas o usuário preencheu com o chassi do cilindro);
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques e quanto tempo ele teve que pensar até preencher um campo.
Ao finalizar o teste: “As nomenclaturas estão intuitivas? A ordem de preenchimento faz sentido com o processo que você faz no dia-a-dia ou está muito diferente?”
Tarefa 3 - encontrar a tela de cadastro de Endereço de Entrega
“Você quer cadastrar um novo endereço de entrega para um paciente que precisa de gás medicinal. Por quais menus você iria para encontrar a tela e fazer o cadastro?”
Observar quais telas o usuário abre e analisar se as nomenclaturas estão de acordo com a expectativa/raciocínio dele;
Observar por quais caminhos o usuário opta ir e se eles são muito destoados do caminho definido pela equipe de projetos;
Contabilizar quanto tempo o usuário demorou para encontrar a tela;
Observar as expressões faciais feitas no processo, a hesitação em cliques, quanto tempo ele teve que pensar para decidir clicar em um menu e se ele pareceu satisfeito ao encontrar a tela.
Ao finalizar o teste: “Por quais caminhos você achou que encontraria a tela? Depois de encontrar a tela, o lugar que ela se encontra hoje faz sentido para você?"