3
respostas

[Dúvida] Tag e Acionadores principais para Ecommerce.

Estou com bastante dúvida e dificuldade para configurar e entender quais as principais tags e acionadores configurar para uma loja de ecommerce. Teriam alguma dica ou apoio sobre a questão?

3 respostas

Oii, Arthur! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Realmente é desafiador quando estamos lidando com a configuração no início dos estudos. Para te ajudar, preciso entender melhor quais são suas dúvidas. Você pode me contar:

  • Quais tags você já está pensando em configurar?
  • Quais são os seus principais objetivos com o Google Tag Manager no ecommerce? (Ex: acompanhar vendas, entender o comportamento dos clientes, otimizar campanhas de marketing, etc.)
  • Quais informações você gostaria de coletar sobre seus clientes? (Ex: produtos visualizados, itens adicionados ao carrinho, compras finalizadas, etc.)
  • Em quais momentos você deseja que essas informações sejam coletadas? (Ex: quando o cliente acessa a página de um produto, quando adiciona um item ao carrinho, quando finaliza a compra, etc.)

É importante refletir sobre esses pontos antes de configurar as tags e acionadores, porque aí fica menos trabalhoso como podemos ver na aula.

Conte sempre conosco para te auxiliar.

Bons estudos, Arthur!

Bom dia, Nathalia! Tudo bem? Segue abaixo a lista de configurações que estou com dificuldade para realizar no GTM.

Google Ads:

add_payment_info [Google Ads] Esta tag é acionada quando um usuário adiciona informações de pagamento durante o processo de compra.

add_to_cart [Google Ads] Esta tag é acionada quando um usuário adiciona um item ao carrinho de compras.

begin_checkout [Google Ads] Esta tag é acionada quando um usuário inicia o processo de checkout.

purchase [Google Ads] Esta tag é acionada quando uma compra é concluída com sucesso.

view_item [Google Ads] Esta tag é acionada quando um usuário visualiza os detalhes de um item específico.

GA4:

add_payment_info [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário adiciona informações de pagamento durante o processo de compra.

add_shipping_info [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário adiciona informações de envio durante o processo de compra.

add_to_cart [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário adiciona um item ao carrinho de compras.

begin_checkout [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário inicia o processo de checkout.

G-********* Este é o identificador do ID de medição do GA4, usado para vincular seu site ao GA4.

purchase [GA4] Esta tag é acionada quando uma compra é concluída com sucesso.

view_item [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário visualiza os detalhes de um item específico.

view_cart [GA4] Esta tag é acionada quando um usuário visualiza o carrinho de compras.

Oii, Artur! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar as informações, consegui entender um pouco melhor o seu cenário. Vamos à algumas sugestões que consigo te oferecer neste contexto:

  1. Configurando o ambiente:
  • Crie uma conta no Google Tag Manager: Se ainda não possui, acesse https://tagmanager.google.com/ e siga as instruções.
  • Crie um container para sua loja: Associe o container à sua loja virtual, fornecendo o domínio do site.
  • Instale os contêineres GTM: Adicione os códigos de contêiner no cabeçalho e rodapé da sua loja, conforme as instruções da plataforma.

Quanto à implementação das tags e gatilhos, você pode ter como auxílio algumas ferramentas, como documentação e IA. Deixo abaixo alguns links que podem ser úteis:

Para te ajudar a construir os elementos de cada tag, além da documentação, você pode utilizar a IA para te ajudar nessa composição. Sempre verificando a veracidade das respostas e realizando testes em seu projeto para observar se funcione, se precisa de ajustes e etc.

Espero que as sugestões te ajude. Conte sempre com a Alura para se desenvolver.

Bons estudos, Artur!