Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Tag article vs tag section

Eu sei que ambas as tags article e section são semânticas, e talvez isso que dificulte mais o meu entendimento.

Nos exemplos do projeto do curso Layout Responsivo: trabalhando com layouts mobile, o professor na maioria das vezes opta por separar partes distintas da página colocando esses conteúdos dentro da tag section. Eu sei também que essa tag é mais recomendada do que a tag de div, visto que a tag div é muito usada e em codigos grandes pode ser difícil diferenciá-las uma das outras, então a tag section é como uma ruptura dessa confusão.

Talvez similar a como antigamente os blocos de conteúdo header, main, footer eram divs nomeadas como header, main e footer apenas por sua classe, e isso causava bastante confusão.

Mas daí que entra minha dúvida, onde que entra a tag article? Porque eu deveria usá-la ao invés de section, div, etc.

Abaixo está o código de exemplo da aula, onde o professor usou a tag.

<section class="planos container">
            <h2 class="planos__titulo">Planos</h2>
            <ul class="planos__cartoes">
                <li class="cartao cartao--start">
                    <h3 class="cartao__titulo">Start</h3>
                    <article class="cartao__conteudo">
                        <p class="cartao__preco"><em>R$ 500</em></p>
                        <p class="cartao__texto">5 manutenções mensais</p>
                        <p class="cartao__texto">App SEO</p>
                        <p class="cartao__texto">1 sistema operacional</p>
                        <a href="plano.html" class="cartao__botao cartao__botao--start botao">Assinar plano</a>
                    </article>
                </li>
                <li class="cartao cartao--ultra">
                    <h3 class="cartao__titulo">Ultra</h3>
                    <article class="cartao__conteudo">
                        <p class="cartao__preco"><em>R$ 1500</em></p>
                        <p class="cartao__texto">20 manutenções mensais</p>
                        <p class="cartao__texto">App SEO</p>
                        <p class="cartao__texto">4 sistemas operacionais</p>
                        <p class="cartao__texto">24h de atendimento</p>
                        <a href="" class="cartao__botao cartao__botao--ultra botao">Assinar plano</a>
                    </article>
                </li>
                <li class="cartao cartao--mega">
                    <h3 class="cartao__titulo">Mega</h3>
                    <p class="cartao__preco"><em>R$ 1000</em></p>
                    <article class="cartao__conteudo">
                        <p class="cartao__texto">10 manutenções mensais</p>
                        <p class="cartao__texto">App SEO</p>
                        <p class="cartao__texto">2 sistemas operacionais</p>
                        <a href="" class="cartao__botao cartao__botao--mega botao">Assinar plano</a>
                    </article>
                </li>
            </ul>
        </section>
1 resposta
solução!

Olá, Anael! As tags semânticas possam ser um pouco confusas no início, mas você está no caminho certo.

A tag <section> é usada para agrupar conteúdo temático, enquanto a tag <article> é usada para encapsular um conteúdo independente dentro de um documento.

No código que você compartilhou, o professor usou a tag <section> para agrupar todos os planos disponíveis. Dentro dessa seção, cada plano é um <article>, pois cada plano é um conteúdo independente que faz sentido por si só.

Aqui está uma maneira simples de pensar sobre isso: se o conteúdo que você está marcando pode ser compreendido individualmente (por exemplo, um post de blog, um comentário do usuário, um widget interativo ou widget de terceiros), então a tag <article> é a escolha apropriada. Por outro lado, se você está apenas tentando adicionar estrutura ao documento para fins de estilo ou para melhorar a acessibilidade, então a tag <section> é a melhor escolha.

Para saber mais, recomendo muito que faça a leitura da documentação oficial, que esclarece bem a função de cada tag:

Espero ter ajudado!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software