3
respostas

[Dúvida] Tableau - índice de gini

Olá galera, estou calculando o índice no tableau e para isso preciso ter cada elemento da linha para poder calcular. No entanto, gostaria de mostrar apenas um valor. Se eu utilizar filtro, o valor do índice fica errado. Como posso mostrar apenas o primeiro valor de cada categoria? Segue o exemplo da tabela. Estou usando como teste a tabela mtcars do R. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Oii, Roberto! Tudo bem?

Como sugestão, você pode utilizar a função LoD Fixed, você pode usar essa aula para aplicar a lógica em seu projeto.

Então, no seu contexto, você pode fixar a dimensão Categoria e, em seguida, usar uma função de agregação, como MIN ou MAX, para obter o primeiro valor dessa categoria. Após criar a expressão, arraste-a para exibição para ser mostrado apenas o primeiro valor de cada categoria, independente dos filtros que estão aplicados.

Dessa forma, mesmo se você aplicar filtros, o valor do índice será sempre baseado no primeiro valor de cada categoria.

Caso queira material extra para te auxiliar nos estudos, deixo os links abaixo:

Adapte a sugestão de acordo com o seu projeto e dados e realize os testes. Espero que te ajude!

Bons estudos, Roberto!

O problema é que meus cálculos tem os cálculos de tabela na fórmula, então não consigo usar o lod

(2*(window_sum(sum([Qsec])*index()))/(size()*(window_sum(sum([Qsec]))))) - (size() + 1)/size()

Olá, Roberto. Como você está?

Sugiro você criar um cálculo auxiliar que identifique o primeiro valor dentro de cada partição. Aqui está uma maneira de fazer isso:

• Crie um cálculo de campo calculado que irá identificar o primeiro valor dentro de cada categoria com a função FIRST():
IF FIRST() == 0 THEN
    TRUE
ELSE
    FALSE
END
  • Arraste esse campo calculado para o filtro de sua visualização e selecione apenas os valores "True" para mostrar apenas o primeiro valor de cada categoria.

Dessa forma, você estará mostrando apenas o primeiro valor de cada categoria sem afetar o cálculo do índice de Gini, já que o filtro será aplicado após o cálculo do índice.

Espero ter ajudado e bons estudos!