3
respostas

[Dúvida] Tabelas sem relacionamentos

Bom dia,

Comecei em um novo trabalho onde utilizo o Power BI, sou o único na empresa que sabe sobre o assunto e preciso reestruturar toda a parte de dados da empresa, praticamente começar do 0. Para fazer os relatórios, irei pegar os dados do sistema PHC da empresa e preciso relacionar duas tabelas que não possuem valores únicos para criar o relacionamento, é possível fazer algo para resolver isso? Anteriormente era usado o Excel com procv puxando dado de um outro arquivo do Excel.

Agradeço a atenção, e tenham um bom dia!

3 respostas

Oi, João! Tudo bem com você?

No Power BI, para lidar com tabelas que não têm valores únicos e criar relacionamentos, você pode usar uma técnica semelhante ao PROCV do Excel, que é o LOOKUPVALUE. Exemplo:

Tabela_Produto = DISTINCT(Produto[ID_Produto])
Tabela_Vendas = ADDCOLUMNS(
    Vendas,
    "Produto_ID", LOOKUPVALUE(Produto[ID_Produto], Produto[Nome_Produto], Vendas[Nome_Produto])
)

Outra abordagem é criar uma tabela de ponte que contenha as combinações únicas de valores das duas tabelas que você deseja relacionar. Essa tabela de ponte pode então ser usada para criar relacionamentos com as tabelas originais. Como não tenho acesso ao seu cenário e base de dados, recomendo que modifique e teste essas opções para verificar qual abordagem funciona melhor para o seu caso.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Bom dia Rafael tudo bem?

Vou tentar explicar melhor com imagens tiradas do Power BI.

Tenho a tabela correspondente ao combustível:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadee a tabela kms:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Essas tabelas precisam se relacionar pois eu tenho que somar a quantidade de kms e de combustíveis relacionadas com cada matrícula (placa do caminhão) e a data (mês e ano), Como os dados saem linha a linha cada abastecimento e cada viagem, tenho a matrícula de cada carro com várias linhas em cada tabela e assim não consigo relacionar as duas. Essas tabelas possuem muitas linhas pois são 90 caminhões rodando o ano todo. Tentei usar as técnicas que me passou mas não consegui fazer funcionar. Fiz os cursos recente e ainda não pratiquei muito, por isso estou passando essas dificuldades que acredito que seja relativamente fácil de resolver com experiência.

Agradeço muito a ajuda!

Abraços e tenha um bom dia!

Boa tarde, João!

Obrigado pelo detalhamento. Pelo que você explicou, as tabelas tem uma informação em comum, nesse caso a coluna de matrícula. Então, para que elas se relacionem, podemos fazer uma modelagem que relacionem essas colunas no formato um para muitos, uma vez que terão várias linhas para cada matrícula em um determinado mês e ano. Nas imagens abaixo, mostro como fazer através da aba exibição de modelo, onde arrastamos as colunas matrículas e colocamos o relacionamento de um para muitos:

Imagem que mostra a estrutura do relacionamento Imagem com o relacionamento de um para muitos selecionado

Dessa forma, você conseguirá explorar algumas análises que juntam essas duas tabelas como:

• Filtro de motorista e datas
  • Consumo de combustível por veículo e motorista
  • Análise de quantidade versus tipo de combustível
  • Outras métricas que forem necessárias

Abaixo, um exemplo de resultado:

GIF que mostra os filtros funcionando conforme a modelagem

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!