Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Tabela de Produtos

Em relação ao desafio a criação da fórmula até foi tranquila para fazer, mas fiquei com a dúvida em relação a alteração da tabela. Uma vez que o valor de desconto se tornou preço de desconto e a coluna foi movida para a esquerda, não achei tão tranquilo fazer isso na tabela de produtos quanto na planilha sem tabela, a única forma que encontrei de fazer isso foi inserindo uma coluna a esquerda para depois recortar, colar e então excluir a coluna que ficou no final. Gostaria de saber se há uma forma diferente, talvez mais prática de realizar essa ação.

4 respostas

Olá Estela, tudo bem com você?

No desafio da última aula o objetivo era trabalharmos apenas na aba "Produtos", onde temos uma coluna nomeada como "Preço c/ Desconto" para ser preenchida. Para preencher essa coluna, utilizamos a fórmula:

=D4-(D4*$I$4)

Onde, D4 é o valor da célula que possui o primeiro preço unitário e I4 é o valor da célula que possui o desconto. Utilizamos o sinal de dólar para travar a célula de desconto para evitar que quando arrastamos para baixo a referência do desconto seja perdida.

Quanto a aba "Tabela de Produtos", a forma que você fez é válida. Outra forma seria:

  • Selecionar a coluna "E" ("Qtd") e clicar em inserir. Será adicionada uma coluna nova à esquerda.

  • Nomeie essa nova coluna como "Preço com Desconto" e adicione a fórmula a seguir e arraste para baixo:

    =D4-(D4*$J$4)
    

Vale ressaltar que em todos os desafios, quando você clicar no botão "Ver Opinião do instrutor" terá o gabarito daquele desafio. Mas, sempre existirão diversas formas de se chegar a um resultado, então, não se preocupe caso sua solução seja diferente do gabarito apresentado.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigada, Felippe. Sim, essa parte eu já tinha entendido, e, como mencionei, achei bem tranquilo fazer. Só estava querendo saber a parte da tabela mesmo, já que ele mesmo disse que depois eu poderia tentar fazer o mesmo na planilha de produtos com tabela, e nesse caso, essa parte de movimentação da coluna se torna realmente importante, porém não houve uma solução para este ponto mesmo na conclusão do curso. Então, minha pergunta se mantém, na planilha com tabela, como faço para mover uma coluna de lugar?

solução!

Oii Estela, tudo bem?

Agradeço pelo retorno.

Para movermos uma coluna em uma tabela de forma mais prática, basta selecionarmos a coluna que queremos mover e posicionamos o ponteiro do mouse na lateral da coluna até que o ponteiro mude para o formato de uma seta em cruz, neste momento, pressione a tecla "SHIFT" e arraste a coluna selecionada para onde você deseja movê-la.

No GIF abaixo, apresento a execução desse passo a passo, onde queremos mover a coluna "Venda" para o lugar da coluna "Idade":

GIF exibindo a execução dos passos listados acima

Abraços e bons estudos.

Ah! Então realmente havia uma forma mais simples de fazer, entendi agora. Muito obrigada pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software