Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida - Switches e seus avanços - Ex. 5 - Ataques contra Switches

É informado no video que os hackers "lotam" os Switches (de forma externa), com MAC's falsos, para torna-lo vulneravel, minha duvida é pra isto eles precisariam saber o endereço MAC deste switch certo? E ha algum meio de bloqueio alem do MAC de limitar este acesso? Ex: Firewall

4 respostas
solução!

Olá Júlio, tudo bem?

Não seria necessário conhecer o endereço MAC do Switch. O ataque é feito com uma versão Debian do Linux chamada Kali Linux, essa plataforma possui muitas ferramentas para testes de penetração em redes. Esse tipo de ataque é conhecido como "CAM Table overflow attack", basta você conectar o seu PC em uma porta do Switch abrir o terminal no Kali Linux e digitar uma linha de comando, indicando qual interface você irá realizar o ataque e o software irá começar a lançar vários endereços MAC com o intuito de lotar a memória do Switch a um ponto que ele não vai mais conseguir definir quem está aonde e vai passar a informação para todas as demais portas.

Esse tipo de ataque é realizado internamente na rede. O Firewall seria uma forma de proteção da minha rede interna (trusted zone) com a comunicação externa (untrusted zone).

Consegui ajudar?

Abs

Sim, gosto de redes mas ainda sou leigo no assunto hahaha.

Aproveitando, vem por ai mais algum curso de rede?

E ja agradeço pela resposta :)

Abços

Olá Julio,

Vamos montar mais cursos de redes sim :) Espero que esse treinamento esteja te ajudando.

Posso marcar a dúvida como solucionada?

Abs

Pode deixar, marquei ela ja.

Tenha uma boa tarde

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software