Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sub-Interface, Vlans e conectividade

Boa tarde!

Acompanhei a aula toda e fui montando o projeto junto ao professor.

Antes de adicionarmos um router no projeto, quando apenas os switchs estavam conectados entre o labA e labB, eu conseguir ping os computadores que estavam na mesma VLAN.

Logo após a adição e a configuração das sub-interfaces, não comunica mais. Aparece como abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePesquisei pelo forum e notei que algumas pessoas tiveram que ativar o trunk na porta fa0/4. Fiz esse procedimento e mesmo assim não funcionou. Podem me ajudar?

2 respostas
solução!

Olá, Prazer! Algumas informações que pode ter passado despercebida e é bom verificar....

1º - As duas switch's estão configuradas iguais? estão com o trunk ativado? 2º - Atribuiu DHCP na pool da vlan10 e 20? está definido a network certa (192.168.10.0 e 192.168.20.0)? 3º - Está encapsulada a vlan 10 na sub-interface 0/0.1 (endereço 192.168.10.1) do router e a 20 na sub-interface 0/0.2 (endereço 192.168.20.1)? 4º - Está definido o DHCP da pool da vlan 10 como o endereço 192.168.10.1 default? e a vlan 20 com default no endereço 192.168.20.1?

alguma dessas 4 etapas não está definida... se ficar perdido eu aconselho vc configurar do zero, verificando cada etapa...

Eu refiz as configurações novamente e funcionou! Obrigado.