1
resposta

[Dúvida] Storytelling e estrutura | Aula 02

Artefatos de pesquisa, que são as personas, jornadas, fluxos com Figjam eu vi em outras atividades/ou cursos, via muito isso por aí mas nunca tinha operado e de fato ajuda muito.

Protótipos em média ou alta fidelidade, parece que teremos a oportunidade de gerar portfólio com essas atividades de páginas de protótipos interativos criados no Figma mais vezes, isso é bem legal para quem não tem muita prática como eu.

E sobre a Tabulação de pesquisas com as respostas dos usuários e pessoas envolvidas nos produtos digitais, que podem ser registrados em um simples pacote office ou google documentos, facilita por já conhecer, mas gosto de sabe sobre novas ferramentas: dovetail ou Airtable. "Eu não conhecia". Já guardei na minha pastinha "UX DESIGN" nos favoritos para ir explorando.

Se utilizamos bastante powerpoint, por que não temos exemplos com esta ferramenta? Ou em outros cursos da área UX veremos mais disso?

1 resposta

Olá, Lune, como vai?

A atividade realmente abre muitas portas para quem está começando, e é ótimo perceber como você já está explorando diferentes ferramentas. Sobre o uso do PowerPoint, ele aparece menos nos exemplos porque, no contexto de UX, o foco costuma recair em artefatos de pesquisa, prototipação e sistemas de documentação, que são diretamente ligados ao processo de design. Mesmo assim, apresentações fazem parte do dia a dia, seja para comunicar descobertas de pesquisa ou apresentar soluções à equipe.

Um exemplo comum é transformar resultados de entrevistas em slides, com trechos de falas, gráficos e um resumo visual das dores e necessidades de usuários. Outro exemplo é montar uma apresentação contando a evolução de uma jornada do usuário, mostrando antes e depois de um fluxo desenhado no Figma. São materiais que muitos designers produzem rotineiramente, mesmo quando não estão listados como uma etapa formal.

Caso tenha interesse em se aprofundar, temos uma formação completa sobre apresentações, Formação Apresentações de Alto Impacto.

Espero que isso ajude a esclarecer. Qualquer nova dúvida, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!