Estou tentando copiar um repositório porém o terminal esta me retornando com esse erro:
$ git clone
Cloning into ' '...
fatal: unable to access ' ': SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tentando copiar um repositório porém o terminal esta me retornando com esse erro:
$ git clone
Cloning into ' '...
fatal: unable to access ' ': SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate
Oi, Matheus, tudo bem?
Obrigado por aguardar uma resposta!
O problema apresentado pelo código que você compartilhou mostra a frase: "SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate", em tradução para português quer dizer: "Problema de certificado SSL: não é possível obter o certificado do emissor local". O SSL (Secure Sockets Layer) é um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um domínio de um site e um navegador. Geralmente este erro acontece quando o certificado SSL do servidor Git é autoassinado e é causado pela configuração incorreta do certificado SSL em sua máquina local. Ao fazer push, pull ou clonagem, o Git não pode verificar sua certificação SSL, levando a este problema.
Podemos solucionar este erro, selecionando a opção "Use the native Windows Secure Channel Library", traduzida para o português como: "Use a biblioteca nativa de canais seguros do Windows" ao realizar a reinstalação do Git Bash. A tela onde devemos selecionar a opção é apresentada na imagem abaixo:

Sendo assim, peço que desinstale o git bash e o instale novamente marcando a opção que aparece na imagem acima: "Use the native Windows Secure Channel Library" e após isso, tente clonar o repositório novamente.
Caso o problema persista, uma outra abordagem é desativar a validação do certificado SSL por meio do seguinte comando:
git config --global http.sslVerify falseApós isso, tente clonar o repositório e verifique se obterá êxito. Em seguida, ative a verificação SSL novamente para preservar a segurança dos arquivos:
git config --global http.sslVerify trueEspero ter ajudado e caso tenha dúvidas estarei à disposição!
Abraços!