Estou tentando copiar um repositório porém o terminal esta me retornando com esse erro:
$ git clone
Cloning into ' '...
fatal: unable to access ' ': SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate
Estou tentando copiar um repositório porém o terminal esta me retornando com esse erro:
$ git clone
Cloning into ' '...
fatal: unable to access ' ': SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate
Oi, Matheus, tudo bem?
Obrigado por aguardar uma resposta!
O problema apresentado pelo código que você compartilhou mostra a frase: "SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate", em tradução para português quer dizer: "Problema de certificado SSL: não é possível obter o certificado do emissor local". O SSL (Secure Sockets Layer) é um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um domínio de um site e um navegador. Geralmente este erro acontece quando o certificado SSL do servidor Git é autoassinado e é causado pela configuração incorreta do certificado SSL em sua máquina local. Ao fazer push
, pull
ou clonagem, o Git não pode verificar sua certificação SSL, levando a este problema.
Podemos solucionar este erro, selecionando a opção "Use the native Windows Secure Channel Library", traduzida para o português como: "Use a biblioteca nativa de canais seguros do Windows" ao realizar a reinstalação do Git Bash. A tela onde devemos selecionar a opção é apresentada na imagem abaixo:
Sendo assim, peço que desinstale o git bash e o instale novamente marcando a opção que aparece na imagem acima: "Use the native Windows Secure Channel Library" e após isso, tente clonar o repositório novamente.
Caso o problema persista, uma outra abordagem é desativar a validação do certificado SSL por meio do seguinte comando:
git config --global http.sslVerify false
Após isso, tente clonar o repositório e verifique se obterá êxito. Em seguida, ative a verificação SSL novamente para preservar a segurança dos arquivos:
git config --global http.sslVerify true
Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas estarei à disposição!
Abraços!