4
respostas

[Dúvida] SSH TIME OUT

Bom dia,
na parte da aula que ele executa o comando do SSH, deu um erro de time out, ai ele foi no grupo de segurança e modificou a chave de acesso por todo trafego ipv6 e ipv4, tanto na saida quanto na entrada, eu fiz exatamente isso, porém, quando reexecuto o comando ele permanece com o mesmo erro. Como proceder?

COMANDO
xxxxxxx@teste0000:~/iac_project$ ssh -i "chave.pem" ubuntu@ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com
RETORNA
ssh: connect to host ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com port xx: Connection timed out

4 respostas

Oi, Isabela! Como vai?

O problema pode estar nesse ponto: mesmo liberando todo o tráfego no Security Group, a conexão SSH também depende de configurações como porta correta, IP de origem e status da instância. No seu caso, o timeout indica que a conexão nem chegou a ser estabelecida.

Veja este exemplo de verificação:

# 1. Confirme se o Security Group permite SSH (porta 22) para o seu IP
# 2. Verifique se a instância está em estado "running"
# 3. Teste conectividade com ping
ping ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com

# 4. Teste se a porta 22 está aberta
nc -vz ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com 22

No código acima, usamos ping para verificar se a instância responde e nc (netcat) para testar se a porta 22 está realmente acessível.
Se o teste falhar, pode ser necessário revisar o Security Group para permitir tráfego TCP na porta 22 a partir do seu IP público e garantir que a instância tenha IP público associado.

Versão sem acentuação:

# 1. Confirme se o Security Group permite SSH (porta 22) para o seu IP
# 2. Verifique se a instancia esta em estado "running"
# 3. Teste conectividade com ping
ping ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com

# 4. Teste se a porta 22 esta aberta
nc -vz ec2-xx-xxx-xxx-xxx.us-west-2.compute.amazonaws.com 22

Esse teste ajuda a identificar se o bloqueio é na rede ou na configuração de segurança da AWS.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Bom dia,
então eu fiz tudo isso pelo terminal e retorna que não reconhece nem nada, porém, eu fiz uns testes pelo próprio cloud shell da aws, e está tudo certo com a rede tudo funcionando.
Só que eu acredito que seja problema de proxy aqui do local onde estou estudando, e por mais que tentei fazer conexões indiretas como aquelas configurações (export --http_proxy ......), não funcionou de maneira alguma, e eu não tenho acesso sobre o procy, como eu poderia proceder nessas stuações??

Oi, Isabela!

Se o problema for mesmo o proxy da rede onde você está, a saída é criar um tunelamento seguro usando um serviço que consiga driblar a restrição e permitir acesso SSH à sua instância. Uma solução prática é usar o AWS Systems Manager Session Manager, que não depende da porta 22 nem de SSH direto.

Veja como ajustar:

# 1. Na AWS, vá em "IAM Role" da sua instância e adicione a política:
AmazonSSMManagedInstanceCore

# 2. No Security Group, não precisa liberar porta 22 para usar o Session Manager

# 3. No console AWS, vá em "Session Manager" e inicie uma sessão com sua instância

# 4. Para usar no terminal, instale o AWS CLI e o Session Manager Plugin:
sudo apt-get install awscli
sudo snap install session-manager-plugin

# 5. Conecte via:
aws ssm start-session --target ID_DA_INSTANCIA

Assim, você conseguirá gerenciar a instância mesmo atrás de um proxy bloqueando SSH, pois a comunicação acontece pela própria infraestrutura da AWS usando HTTPS.

Fico à disposição.

Oi, Isabela!

Se o problema for mesmo o proxy da rede onde você está, a saída é criar um tunelamento seguro usando um serviço que consiga driblar a restrição e permitir acesso SSH à sua instância. Uma solução prática é usar o AWS Systems Manager Session Manager, que não depende da porta 22 nem de SSH direto.

Veja como ajustar:

# 1. Na AWS, vá em "IAM Role" da sua instância e adicione a política:
AmazonSSMManagedInstanceCore

# 2. No Security Group, não precisa liberar porta 22 para usar o Session Manager

# 3. No console AWS, vá em "Session Manager" e inicie uma sessão com sua instância

# 4. Para usar no terminal, instale o AWS CLI e o Session Manager Plugin:
sudo apt-get install awscli
sudo snap install session-manager-plugin

# 5. Conecte via:
aws ssm start-session --target ID_DA_INSTANCIA

Assim, você conseguirá gerenciar a instância mesmo atrás de um proxy bloqueando SSH, pois a comunicação acontece pela própria infraestrutura da AWS usando HTTPS.

Fico à disposição.