Olá, Claudio!
Uma estratégia é utilizar diagramas, gráficos ou até mesmo relatórios técnicos que ilustrem o que foi feito e o impacto dessas tarefas na infraestrutura ou no desempenho do sistema. Por exemplo, se a tarefa foi otimizar o banco de dados, você pode mostrar gráficos de desempenho antes e depois das otimizações. Isso torna o impacto das mudanças mais tangível para os stakeholders.
Outra abordagem é preparar uma breve explicação sobre como essas tarefas técnicas contribuem para a estabilidade, segurança ou escalabilidade do sistema, vinculando-as aos objetivos de negócios que são importantes para os stakeholders.
Além disso, é importante que o Product Owner esteja envolvido e ajude a traduzir essas tarefas técnicas em benefícios de negócios durante a apresentação. Isso ajuda a criar uma ponte entre o trabalho técnico e os interesses dos stakeholders.
Por fim, sempre esteja aberto a receber feedbacks sobre a forma como essas informações são apresentadas, ajustando para as próximas reviews conforme as necessidades dos stakeholders.
Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!