Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sou iniciante zero! Como saber o que escrever num código?

Bom dia, turma! Sou um iniciante do zero, mesmo! Minha maior dúvida é como sair do zero, por exemplo: quero criar um código para uma página HTML, mas como saber as funções, os métodos, classes para cada ideia que eu tiver? exemplo: como saber porque vou precisar usar um FOR, WHILE, IF, ELSE, etc? Quais funções eu escolho dentro de uma linguagem. Resumindo, como tirar do papel minha ideias? Tem algum passo a passo para que serve isso ou aquilo na hora de criar um código?

2 respostas
solução!

Oi Sandro, tudo bem?

Ei, parabéns por se aventurar no mundo da programação! É super normal se sentir um pouco perdido no início, mas acredite, com um pouco de prática e dedicação, você vai começar a se destacar rapidinho.

Quando o assunto é saber o que escrever no código, a sacada é entender bem o problema que você tá tentando resolver. Antes de sair digitando loucamente, é legal ter uma ideia clara do que você quer alcançar. Tipo, identifica os detalhes do projeto, lista as coisas que você quer fazer e entender como essas coisas todas se relacionam.

Assim que você tiver isso mais ou menos na cabeça, a dica é dar uma olhada na documentação da linguagem de programação que você tá usando. Se tá codando em JavaScript, dá uma olhada na documentação oficial do JavaScript. Lá, tem uns exemplos práticos e explicações que vão te ajudar a usar cada recurso.

Além disso, é massa estudar um pouco de algoritmo. Isso te ajuda a entender como funcionam umas coisas tipo loops (tipo o tal do FOR e WHILE) e condicionais (IF e ELSE) e quando usar cada um deles em situações diferentes.

Mas relaxa, não precisa sair decorando todas as funções e métodos de uma vez. Conforme você ganha experiência, vai ficar mais tranquilo com as ferramentas e técnicas mais comuns.