1
resposta

[Dúvida] Sombras

Bom dia. Na aula sobre as sombras fiquei com algumas dúvidas.

Queria saber sobre a opacidade de cada Sombra usada na aula, no curso que o André fala sobre o design system ele mostra a opacidade das sombras. Devo pensar em uma opacidade específica para cada uma ou posso deixar os 25% que o Figma já coloca?

Sobre o eixo Y, na Barra de navegação é uasado um valor negativo (-8), não deveriamos mostrar no DS que pode ser usado assim ou tanto faz?

E na aula sobre as sombras, abaixo de cada texto o professor usou um exemplo, ali seriam imagens ou outra coisa? Se são imagens, poderia me falar como fazer a última?

1 resposta

Olá, José! Tudo bem?

O Figma coloca um valor padrão de 25% de opacidade, mas você pode ajustar esse valor de acordo com as necessidades do seu design. Por exemplo, se você deseja que a sombra seja mais sutil, pode diminuir a opacidade para 10% ou 15%. Já se você quer uma sombra mais intensa, pode aumentar a opacidade para 50% ou mais.

Quanto ao eixo Y na Barra de navegação, o valor negativo (-8) indica que a sombra será deslocada para cima em relação ao elemento. Isso pode ser útil para criar um efeito de flutuação ou dar uma sensação de profundidade. No Design System, é interessante mencionar essa possibilidade de deslocamento negativo, pois pode ser uma técnica útil em determinados casos.

E quando falado sobre as sombras, esses exemplos podem ser imagens ou outros elementos gráficos, dependendo do contexto. Se você deseja criar uma sombra semelhante à do exemplo, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Selecione o elemento ao qual deseja aplicar a sombra.
  2. Na barra de propriedades do Figma, clique no ícone de sombra.
  3. Ajuste os parâmetros da sombra, como cor, opacidade, deslocamento e desfoque, de acordo com o exemplo desejado.
  4. Visualize a sombra aplicada ao elemento e faça os ajustes necessários até alcançar o resultado desejado.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Estou aqui para te auxiliar, ok?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software