No codigo abaixo, porque foi usado o valor da media da amostra, dividindo-o pelo o erro calculado, para obter a porcentagem? Sobre o codigo abaixo eu nao entendi. Alguem poderia me ajudar?
e_percentual = e / media_amostra
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No codigo abaixo, porque foi usado o valor da media da amostra, dividindo-o pelo o erro calculado, para obter a porcentagem? Sobre o codigo abaixo eu nao entendi. Alguem poderia me ajudar?
e_percentual = e / media_amostra
Olá, Natanael, tudo bem?
Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.
O cálculo da porcentagem usando a média da amostra e o erro calculado é uma maneira de expressar o erro relativo em relação à média da amostra. Isso nos ajuda a entender o impacto do erro em termos proporcionais, o que pode ser mais intuitivo e informativo do que apenas observar o valor absoluto do erro.
A fórmula e_percentual = e / media_amostra, divide o erro (e) pelo valor da média da amostra. O resultado é então multiplicado por 100 para obter a porcentagem equivalente. Essa porcentagem representa quanto o erro (em termos absolutos) é em relação à média da amostra.
Isso é útil para interpretar o erro de maneira mais significativa. Por exemplo, se o erro for pequeno em relação à média, a porcentagem será baixa, indicando que o erro é relativamente pequeno e a estimativa da média é mais precisa. Por outro lado, se o erro for grande em relação à média, a porcentagem será alta, o que sugere que a estimativa da média pode ser menos confiável devido à sua alta variabilidade.
Espero ter esclarecido.
Caso surja alguma dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços e até mais!