Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Socorro - Java e Spring (Explicação a seguir...)

Estou fazendo o curso de Java e Spring e estou na parte de integração ao banco de dados. Já possuo o MySQL instalado e nos é fornecido o seguinte código para a criação da tabela de filmes do nosso projeto (Screenmatch):

create table filmes(
id bigint not null auto_increment,
nome varchar(100) not null,
duracao_em_minutos int not null,
ano_lancamento int not null,
genero varchar(100),
primary key(id)
);

... até aí Ok.

Para acessar o banco de dados, nos é fornecido o comando: mysql -u root -p screenmatch

Todavia, em nenhum momento foi de fato criado o banco de dados do Screenmatch. Não faço ideia se é de fato para criarmos uma nova ou se por teoria, era para o Spring já ter criado.

E agora!? O que eu faço? Para onde ir?

Até então, estou impossibilitado de prosseguir no curso.

~ ps: Não foi deixado claro o que é preciso fazer, muito menos nessa situação!

1 resposta
solução!

Oi, Gabriel! Tudo bem?

Como citado na aula Definindo a conexão com o banco do curso, a partir do minuto 8, podemos tentar acessar o banco de dados manualmente usando o comando mysql -u root -p para nos conectarmos ao MySQL, mas isso pressupõe que o banco de dados "screenmatch" já existe.

Dessa forma, se o banco de dados ainda não existe, podemos criar manualmente com o comando CREATE DATABASE screenmatch;. Em seguida, podemos nos conectar ao banco de dados com o comando mysql -u root -p screenmatch.

Porém, podemos também aplicar uma maneira mais prática, adotada na aula, baseada em incluir na URL para orientar a criação desse banco, caso ele ainda não exista.

Para isso, iremos incluir o parâmetro ?createDatabaseIfNotExist=true na nossa URL, que significa literalmente "crie o banco de dados caso não exista". Assim, o MySQL verificará se o banco de dados screenmatch já existe e, se tiver, ele irá utilizar, senão ele irá criar.

Deixaremos, então, a nossa URL da seguinte forma:

spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost/screenmatch?createDatabaseIfNotExist=true

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓