Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre Vlans.

Olá professor, a seguinte situação me parece meio nebulosa para entender ainda. Posso ter deixado algo passar desapercebido, ai vai:

Ao implantar o Servidor, eu crio uma VLAN própria pra ele, até ai OK. Então eu preciso configurar a interface 0/7 para trabalhar nessa interface, pois é ela que se conecta ao dispositivo.

Porém, outros dispositivos, de outras VLANS, também vão se comunicar ao Servidor através desta porta, no entanto, não criamos esse vínculo para essa interface (0/7), mas ainda sim existe a comunicação.

Esse conceito está meio complicado para mim, embora eu entenda o passo a passo, se eu precisasse, por exemplo, explicar pra alguém, teria dificuldade.

Obrigado e parabéns pelas aulas!

1 resposta
solução!

Olá Fadrique, tudo bem?

Quando criamos uma VLan, separamos as redes logicamente. Ou seja, quando fazemos isso um computador que está em uma VLan não consegue se comunicar com outro em uma VLan diferente, mesmo estando conectados no mesmo switch.

Para que exista a comunicação, temos que configurar o roteador.

No curso, quando criamos a VLan no switch, nós tivemos que ir até o roteador para configurar uma sub-interface. Essa configuração garantiu a comunicação entre as VLans.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software