Pessoal, variáveis serão declaradas dentro do root, então se eu criar variáveis para cores, fontes, tamanhos de textos, todos ficarão dentro da mesma :root{}, posso separar cada tipo de variável em :root{} diferentes??? Valeu
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, variáveis serão declaradas dentro do root, então se eu criar variáveis para cores, fontes, tamanhos de textos, todos ficarão dentro da mesma :root{}, posso separar cada tipo de variável em :root{} diferentes??? Valeu
Oii Francisco, tudo bem?
No CSS, as variáveis são geralmente declaradas dentro do seletor :root{} para que possam ser acessadas globalmente, ou seja, em qualquer parte do seu código CSS. Isso torna a reutilização de valores como cores, tamanhos de fonte, etc., muito mais fácil e eficiente.
A prática comum é declarar todas as variáveis dentro de um único bloco :root{}, organizando-as de maneira que faça sentido para você e para qualquer outra pessoa que possa vir a trabalhar no seu código.
:root{
--cor-primaria: #ff0000;
--cor-secundaria: #00ff00;
--fonte-primaria: Arial, sans-serif;
--fonte-secundaria: 'Times New Roman', Times, serif;
}
Criar vários roots não é comum e também acredito que possa até ficar mais desorganizado.
Um abraço e bons estudos.
Obrigado Lorena!!!! Abração!!!!