No capítulo anterior sobre variáveis foi afirmado que elas teriam que começar com a primeira letra ao menos, sempre minúscula... fiquei confuso agora. O JS consegue entender de qualquer forma ? Não tem importância começar ou todas serem maiúsculas ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No capítulo anterior sobre variáveis foi afirmado que elas teriam que começar com a primeira letra ao menos, sempre minúscula... fiquei confuso agora. O JS consegue entender de qualquer forma ? Não tem importância começar ou todas serem maiúsculas ?
Olá Christian, Sim, o javascript é Case-sensitive, sendo assim letras maiúsculas e minúsculas são diferentes. Essa história das variáveis começarem por letra minúscula é um padrão utilizado pelos desenvolvedores ao criar nomes de variáveis. Com esse padrão seu código fica mais legível e amigável, pois você consegue identificar mais facilmente o que é variável e o que é classe. Você verá mais um pouco sobre isso quando for aprender uma linguagem orientadas a objetos.
Olá Muniz, meu aluno!
Essa convenção se chama "cammel case", de camelo mesmo. Vou explicar.
Começamos sempre com minúscula se e a variável for a junção de mais de uma palavra, colocamos a primeira letra das palavras em maiúsculo. Veja um exemplo:
var idadeQuandoEuEraNovinhoPraCaramba = 10;
Se você abstrair um pouco, verá que a uma sumida e descida ao longo do nome da variável que lembra as corcovas de um camelo.
Essa é a convenção mais usada. No entanto, no mundo Python, a convenção é outra, é a snake case (cobra). A mesma variável fica assim:
var idade_quanto_eu_era_novinho_pra_caramba = 10
Em suma, a convenção mais popular é a primeira. Tipo, eu posso ser o melhor programador do mundo, mas se eu não sigo as convenções posso sofrer preconceito e me julgarem porque não as usos. Sendo assim, fique bem atento às convenções.
E por fim, nada o impede de declarar a variável de qualquer forma, vai funcionar, mas tem o lance das convenções que acabei de lhe informar.
Sucesso e bom estudo meu aluno!
Entendi, muito obrigado!