Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre variáveis

No capítulo anterior sobre variáveis foi afirmado que elas teriam que começar com a primeira letra ao menos, sempre minúscula... fiquei confuso agora. O JS consegue entender de qualquer forma ? Não tem importância começar ou todas serem maiúsculas ?

3 respostas

Olá Christian, Sim, o javascript é Case-sensitive, sendo assim letras maiúsculas e minúsculas são diferentes. Essa história das variáveis começarem por letra minúscula é um padrão utilizado pelos desenvolvedores ao criar nomes de variáveis. Com esse padrão seu código fica mais legível e amigável, pois você consegue identificar mais facilmente o que é variável e o que é classe. Você verá mais um pouco sobre isso quando for aprender uma linguagem orientadas a objetos.

solução!

Olá Muniz, meu aluno!

Essa convenção se chama "cammel case", de camelo mesmo. Vou explicar.

Começamos sempre com minúscula se e a variável for a junção de mais de uma palavra, colocamos a primeira letra das palavras em maiúsculo. Veja um exemplo:

var idadeQuandoEuEraNovinhoPraCaramba = 10;

Se você abstrair um pouco, verá que a uma sumida e descida ao longo do nome da variável que lembra as corcovas de um camelo.

Essa é a convenção mais usada. No entanto, no mundo Python, a convenção é outra, é a snake case (cobra). A mesma variável fica assim:

var idade_quanto_eu_era_novinho_pra_caramba = 10

Em suma, a convenção mais popular é a primeira. Tipo, eu posso ser o melhor programador do mundo, mas se eu não sigo as convenções posso sofrer preconceito e me julgarem porque não as usos. Sendo assim, fique bem atento às convenções.

E por fim, nada o impede de declarar a variável de qualquer forma, vai funcionar, mas tem o lance das convenções que acabei de lhe informar.

Sucesso e bom estudo meu aluno!

Entendi, muito obrigado!