Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida sobre vantagens do ECS

Boa tarde, Enquanto fazia o curso me surgiu uma duvida. Não entendi muito bem qual seria a vantagem de eu utilizar o ECS para gerenciar um cluster de EC2. Ao meu ver eu consigo fazer exatamente a mesma coisa utilizando um EC2 com um AWS Auto Scaling, sem grandes dificuldades. Existe alguma vantagem ou grande diferença? Tem algum grande impacto no custo? Para mim não ficou muito claro em relação a esse cenário especifico.

Em relação ao ECS com o fargate, eu entendi que tem uma diferença na forma de cobrar. Para mim fez sentido. Em cenários aonde eu estou utilizando um estilo arquitetural de microsserviços, por exemplo, sairia caro eu alugar varios EC2, ao invez de pagar pelo consumo. Correto?

Por favor, poderiam me ajudar com esta duvida?

2 respostas
solução!

Olá Fernando, tudo bem?

Não sei se o curso trata de ECS no detalhe mas o serviço é utilizado para cluster de containers não para cluster de instâncias, as instâncias EC2 que são visíveis pela console quando sobe um cluster ECS possuem um agente e são otimizadas para containers. A grosso modo um cluster no ECS tem um processo "similar" a um cluster Docker Swarm. Alguns workloads eram construidos em ECS mais por estratégia de deploy do que economia de custos, principalmente quando o serviço EKS (escolha mais adequada a cluster microsserviço gerenciável) não estava disponível na região onde se desejava subir um cluster. Usar estratégia de EC2 com auto scaling não pode perder de vista o down time, escalar instâncias tem um tempo maior do que escalar tasks (ECS) ou pods (Kubernetes - EKS).

O Fargate é uma estratégia de Serverless, preocupação 0 com gestão de cluster, apenas o fluxo de desenvolvimento até o deploy no Fargate que escala sob demanda. O custo de serviços gerenciados como Fargate, Elastic Beanstalk, ... é maior e geralmente faz mais sentido onde não há disponível um time dedicado a criação / gestão de infraestrutura.

Espero ter auxiliado de alguma forma nas suas dúvidas, um abraço e bons estudos.

Acho que entendi. Obrigado pela explicação, JT.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software