2
respostas

Duvida sobre validação

Estou vendo a aula https://cursos.alura.com.br/course/php-introducao-clean-achitecture/task/75778 e fiquei com uma dúvida martelando a minha cabeça.

Nesta aula estamos validando o email de uma forma bem simples com filter_var até ai tudo bem, mas a questão é, não existe LIB de terceiro que já faça isso e de uma forma muito mais elaborada como o Laravel, Symfony e Laminas Framework.

if(filter_var($endereco, filter: FILTER_VALIDATE_EMAIL) === false) { 
    throw new \InvalidArgumentException(
        message 'Endereço de e-mail inválido"
    );
}

Neste caso eu não estaria reinventando a roda? E porque não uso uma destas LIB de terceiros para fazer esta validação?

2 respostas

Oi, Jesus Vieira, tudo bem?

Bom questionamento! Sim, existem muitas bibliotecas de terceiros que fazem essa validação de e-mail de forma mais simples, elaborada e rápida. E sim, em um projeto real você estaria reinventando a roda, o ideal seria certamente utilizar alguma biblioteca segura ou até alguma função de algum framework para isso.

Neste curso, o instrutor optou por realizar a própria validação para exemplificar melhor as ideias.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos.

Ok mas como usaria uma LIB desta diretamente no Domain.

Foi implementado uma classe para criptografar senha, tive uma esperança, mas não foi usada e fiquei bem perdido.

Poderia ajudar a entender esta parte com algum exemplo de código.