Quando eu vou saber diferenciar o momento de usar uma tupla ou um dicionario ? até mesmo uma lista []
Quando eu vou saber diferenciar o momento de usar uma tupla ou um dicionario ? até mesmo uma lista []
Boas Lúcio! Tudo bem? Espero que sim.
Vou começar com a difrerença entre tuplas e dicionários e depois entre dicionários e listas. Vamos lá?
Tuplas são uma série de valores únicos imutáveis: eles podem ser palavras ou números, definidos em uma certa ordem e que apresentam informações. Por exemplo: (carro, moto, trem)
Já dicionários são um tipo de estrutura de dados dupla, sempre são uma chave e um valor. Um não pode ser sem o outro, para adicionar um novo elemento a um dicionário, é necessário fornecer tanto uma chave quanto um valor. Veja o exemplo: "Ana": 254, "Jorge":47, "Clara":322
.
A maior diferença, entretanto, está na diferente forma de consulta a essas duas estruturas de dados.
Quando consultamos um valor em uma tupla, o python irá comparar todas o valor de consulta com todos os elementos da tupla, e a partir disso retornar os resultados posivitos.
Em um dicionário, por outro lado, como as estruturas são sempre chave-valor, a consulta é mais rápida pois se consulta a tabela hash criada a partir dessas chaves e valores.
Em resumo: use tuplas ou listas quando a ordem é importante, e dicionários quando se quer uma consulta mais eficiente ou a estrutura chave-valor
A grande diferença entre tuplas e listas é que a tupla é composta de elementos imutáveis e a lista é composta de elementos mutáveis. Isso significa que em listas você pode manipular livremente os elementos, enquanto em tuplas não.