Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida sobre utilização de tuplas e dicionarios

Quando eu vou saber diferenciar o momento de usar uma tupla ou um dicionario ? até mesmo uma lista []

1 resposta
solução!

Boas Lúcio! Tudo bem? Espero que sim.

Vou começar com a difrerença entre tuplas e dicionários e depois entre dicionários e listas. Vamos lá?

Tuplas ou dicionários?

Tuplas são uma série de valores únicos imutáveis: eles podem ser palavras ou números, definidos em uma certa ordem e que apresentam informações. Por exemplo: (carro, moto, trem)

Já dicionários são um tipo de estrutura de dados dupla, sempre são uma chave e um valor. Um não pode ser sem o outro, para adicionar um novo elemento a um dicionário, é necessário fornecer tanto uma chave quanto um valor. Veja o exemplo: "Ana": 254, "Jorge":47, "Clara":322.

A maior diferença, entretanto, está na diferente forma de consulta a essas duas estruturas de dados.

Quando consultamos um valor em uma tupla, o python irá comparar todas o valor de consulta com todos os elementos da tupla, e a partir disso retornar os resultados posivitos.

Em um dicionário, por outro lado, como as estruturas são sempre chave-valor, a consulta é mais rápida pois se consulta a tabela hash criada a partir dessas chaves e valores.

Em resumo: use tuplas ou listas quando a ordem é importante, e dicionários quando se quer uma consulta mais eficiente ou a estrutura chave-valor

Tuplas e Listas

A grande diferença entre tuplas e listas é que a tupla é composta de elementos imutáveis e a lista é composta de elementos mutáveis. Isso significa que em listas você pode manipular livremente os elementos, enquanto em tuplas não.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software