Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre utilização de métodos

Tem como eu instanciar um objeto da classe contaCorrente e usar o método autentica da classe Cliente? No vídeo eu entendi que teria como usar os métodos da classe que foi usada para composição, mas quando eu instancio a classe contaCorrente so consigo utilizar os métodos dela

1 resposta
solução!

Olá Cauã,

Sim, é possível utilizar o método autentica da classe Cliente através de um objeto da classe contaCorrente. Para isso, é necessário que a classe contaCorrente tenha uma referência para um objeto da classe Cliente, que pode ser passada por parâmetro em seu construtor, por exemplo.

Dessa forma, ao instanciar um objeto da classe contaCorrente, você pode chamar o método autentica da classe Cliente através da referência para o objeto Cliente que foi passada em seu construtor.

Segue um exemplo:

class Cliente(val nome: String, val senha: String)

class ContaCorrente(val cliente: Cliente) {
    fun realizarOperacao() {
        if (cliente.autentica("senhaIncorreta")) {
            println("Operação realizada com sucesso!")
        } else {
            println("Senha incorreta!")
        }
    }
}

fun main() {
    val cliente = Cliente("Cauã", "senhaCorreta")
    val conta = ContaCorrente(cliente)
    conta.realizarOperacao() // Imprime "Senha incorreta!"
}

Nesse exemplo, a classe ContaCorrente recebe um objeto da classe Cliente em seu construtor e utiliza a referência para esse objeto para chamar o método autentica da classe Cliente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software