1
resposta

Dúvida sobre uso do git no projeto

Curso: PHP Composer: Dependências, Autoload e Publicação Aula 06: Publicando um pacote Atividade 06: Bin (Bin)

Quanto a execução das atividades propostas na aula tudo OK, funcionou como mostrado. Entretanto tenho uma dúvida sobre o uso do Git.

Quando criei o Projeto 2 e baixei o componente criado/disponibilizado (nosso pacote que buscas os cursos) ele criou as subtastas do componente dentro da pasta vendor como esperado, mas observei que ele trouce o arquivo .gitignore, a pasta ** .phan** a pasta test e o arquivo composer.lock.

Referente a esses arquivos e diretórios:

1 - É certo deixar o arquivo .gitignore no nosso pacote disponibilizado ou existe a alguma forma de informar ao git para não fazer o push desse arquivo? Qual o jeito certo de proceder com o .gitignore nos repositórios, eu penso que ele deve existir apenas no meu repositório local, na máquina que desenvolvo, está certo isso?

2 - o phan é uma ferramente de desenvolvimento, então eu não vou disponiblizar no pacote então eu penso que deveria inserir esse diretório no arquivo .gitignore, correto?

3 - a pasta test tem um arquivo de teste, deve ser parte do pacote disponibilizado ou devo inserila também no .gitignore.

4 - Eu poderia colocar o composer.lock no .gitignore também?

1 resposta

Fala, Rafael.

Todos os arquivos citados devem sim ser versionados e devem estar no repositório remoto.

  1. .gitignore deve ser versionado pois é comum ter arquivos que a equipe toda possui e não quer / pode / deve versionar
  2. Os arquivos de configuração do phan devem ser o mesmo pra equipe toda, logo, devem ser versionados
  3. Os arquivos de testes fazem parte do projeto. Devem sim ser versionados.
  4. O composer.lock deve ser versionado pois é ele que diz quais as exatas versões estão sendo utilizadas no projeto.