Olá! Não entendi em efeito prático, o uso do finally depois do bloco try catch, uma vez que ocorrendo ou não uma exceção, o código seguinte é executado estando dentro ou não do bloco finally.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Não entendi em efeito prático, o uso do finally depois do bloco try catch, uma vez que ocorrendo ou não uma exceção, o código seguinte é executado estando dentro ou não do bloco finally.
Olá Tiago, tudo certo?
Você deve utilizar o finally para finalizar/liberar recursos que você possa ter usado em um try, mesmo que um exceção seja lançada pelo o catch, o código no finally será executado.
Ele é bastante indicado para situações de um bloco try em que, havendo sucesso ou falha, o código sempre será executado.
Por exemplo, o finally é muito útil quando você abre uma conexão de banco dados e, antes de fechá-la, decide usar um try/catch. Assim você garante que a conexão será fechada independente do que aconteça na aplicação.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida vou estar por aqui. Abraços!