6
respostas

Dúvida sobre uso do console com múltiplas linhas

No uso real do console, vejo os instrutores quebrando a linha pra ficar mais legível o comando, exemplo:

select c.nome, avg(n.nota) from 
nota n
join resposta r on r.id = n.resposta_id
join exercicio e on e.id = r.exercicio_id
join secao s on s.id = e.secao_id
join curso c on c.id = s.curso_id
group by c.nome

Mas se no caso algo sai errado, e desejo navegar para os comandos anteriores (setas/f3/f8 etc) só consigo isso linha por linha. Existe algum comando ou algum programa emulador de terminal que permita repetir o comando inteiro anterior que foi dado em multiplas linhas? Ou seria um costume melhor sempre usar uma linha só ao digitar os comandos?

Obrigado!

6 respostas

no terminal do mysql não sei se existe essa opção, mas esse programa aqui te oferece muito mais do que esta precisando ;) e é muito facil utiliza-lo. Tem o workbench tbm, mas eu acho o Heidi muito mais simples

https://www.heidisql.com/download.php

Certo, agradeço a sugestão, vou salvar pra usar mais adiante por enquanto o curso ainda usa o terminal. ;)

Fala ai Prem, acredito que por terminal tenha essa limitação, se você fez um comando em múltiplas linhas, ai tentar navegar pelo histório, o mesmo estará em apenas uma.

Para resolver seu problema, uma forma seria utilizar um gerenciador de banco de dados, para Mysql existem muitos no mercado, Squirrel, DataGrip, Valentina e por ai vai....

Abraçooos

Agradeço!

Uma adição, confirmei agora pouco o terminal do mac faz essa ação de voltar o comando inteiro com a seta, mesmo que:

mysq>teste
>teste
>teste;

Erro (obvio), voltando pro último comando com a seta pra cima ele devolve:

mysql> teste teste teste;

Seria interessante essa função em algum terminal pro Windows, ou talvez exista a opção a ser ativada nas settings de algum dos mais comuns?

Ainda na saga, tive resultado utilizando o Bash no windows 10 (WSL).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software