1
resposta

Dúvida sobre uso de laços em dados de tempo real x conjunto pequeno de dados

Oi, pessoal! Na atividade sobre estruturas de repetição, a alternativa considerada correta cita a utilização de laços para ler e manipular um conjunto pequeno de dados, como vendas mensais de uma empresa.

Por outro lado, a explicação teórica do enunciado que aparece antes da pergunta diz que laços de repetição são úteis para processar grandes volumes de dados(bases de dados). Isso me deixou um pouco confusa — afinal, o que justificaria considerar a alternativa com conjunto pequeno como correta, se ela não reflete o que foi explicado no enunciado?

Além disso, uma das alternativas citava o uso de laços para processar dados em tempo real ou de fluxo contínuo, como sensores IoT ou transações financeiras — algo que me parece fazer muito sentido prático, especialmente com uso de while.

Minha dúvida é: Por que a alternativa com dados em tempo real foi desconsiderada, e por que a correta usa o exemplo de conjunto pequeno, contrariando o que o próprio enunciado diz?

Em tempo, vi na documentação oficial do Python (https://docs.python.org/3/reference/compound_stmts.html#while) que o while é recomendado quando o número de repetições não é conhecido, como em dados em tempo real, leitura de sensores ou eventos contínuos. Por isso fiquei na dúvida com a resposta da atividade, que descartou esse uso como incorreto.”

Obrigada!

1 resposta

Olá Fabiana, espero que esteja bem!

Para te responder isso vou dividir minha resposta em 2 partes

Uso dos laços de repetição

Os laços de repetição, tanto for quanto while podem ser usados para tarefas repetidas de iteração de listas e etc, isos não significa que não possa fazer manualmente, obvio que les foram criados para evitar esse tipo de coisa.

O termo grandes conjuntos na verdade diz respeito a mais do que 3 ou 4. pq as vezes na correria desenvolvedore acabam fazendo código manual semm usar qualquer laço para uma ou duas condições, isso não é recomendado e nem feito por desenvolvedores já experientes as iniciantes podem ser levados a fazer isso

FOR vs WHILE

Quando falamos de laços temos o for e while

Ambos podem ser usados intercambiávelmente desde que aplicadas lógicas corretas.

Na teoria a gente acaba usando o for quando sabemos de antemão a quantidade. E o while é utilizado quando estamos referenciando uma condição.

Isso é verdade, mas é totalmente possível usar while mesmo quando sabemos a quantidade, para isso colocamos um contador e uma condição de parada no final do while.

conclusão

Logo laços de repetiação não são exclusivos para grandes volumes. Eles são igualmente válidos para pequenos conjuntos de dados — por exemplo, iterar sobre as 12 vendas mensais do ano.

O benefício de usá-los é o mesmo: evitar repetição manual e tornar o código mais limpo e escalável. A utilização de um ou outro