Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre unificação e unidade

Os conceitos de unidade e unificação parecem os mesmo pra mim. Alguém pode me explicar melhor?

1 resposta
solução!

Bom dia Giovana, Tudo bem ^^

O conceito de unidade ele é um pouco mais fundamental na teoria da Gestalt.

A unidade é o que traz o conceito de um elemento, uma forma. Veja esta imagem

Ela possui duas unidades, um T e um E, você identifica como uma coisa única, como uma unidade a letra T que possui linhas continuas e o elemento E que possui 4 traços distintos mas formam este elemento final, esta unidade.

Você entender o conceito de uma forma, o que ela significa ou representa é o que chamamos de unidade. Mesmo que existam vários pequenos elementos que formem este simbolo, você consegue identificá-lo individualmente, no nosso exemplo o E*, você não vê 4 unidades de linha, você ve uma unidade que representa a letra *E.

A unificação é um príncipio aplicado já com base nos conceitos teóricos existentes da gestalt (como a unidade), a unificação diz respeito a harmônia e simetria da forma, basicamente, quando existe um peso igual de pregnacia, proximidade, unidade e semelhança entre os elementos de uma forma você identifica perfeitamente uma unificação.

A unificação possui níveis de classificação, tipo, uma boa unificação ou uma unificação ruim (o que não existe em unidade, pois diz respeito sobre a teoria da forma), um bom exemplo de unificação é uma mandala, que possui uma aplicação de proporções balanceadas em semelhança e proximidade (dois outros princípios da gestalt).

É um pouco difícil de explicar conceitos, mas espero ter ajudado um pouco.

Um abraço e bons estudos. Qualquer dúvida pergunte novamente 8D podemos discutir sobre os conceitos da Gestalt por muito tempo ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software