Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre TLL

Intro: Eu tenho uma rede com 3 máquinas configuradas manualmente 192.168.0.1 (A), 192.168.0.2 (B) e 192.168.0.3 (C). Realizei um ping da máquina A para máquina B, com meu pacote de info de tamanho 137 bytes e TTL=128.

Pergunta: O meu TTL não teria que ter (quantidade de máquinas == quantidade de máquinas da MINHA REDE)? Ou seja TTL:3. Como o meu pacote pode/poderia passar por mais máquinas (128)? E onde ficam essas máquinas? VMs... Bootnet... ???

1 resposta
solução!

Oi, Gabriela. Tudo bem?

O valor do TTL é diferente para cada sistema operacional, mas é definido com base nele, não na quantidade de hosts na sua rede específica.

O TTL num pacote ICMP começa no valor padrão do SO (normalmente 64 para linux e 128 para windows) e vai decaindo na medida em que encontra um ponto intermediário na rede (normalmente roteadores) antes de chegar no destino final.

Por exemplo: digamos que para um pacote sair da sua máquina até o servidor da Alura ele passe por 6 roteadores (roteador do seu provedor, depois algum outro, depois o do provedor do datacenter da alura e assim vai). Cada vez que o pacote sai do local onde está e vai para um ponto diferente (o que é chamado de Hop), o TTL é diminuído em 1. Ou seja, se são 6 roteadores entre seu PC e o servidor da Alura e você usa um Windows, o valor final é 122.

Esse TTL serve para que, caso o destino da sua comunicação não seja encontrado, o pacote não fique rodando a internet infinitamente, podendo causar um "engarrafamento" nas rotas da rede. Ou seja, se passar por 128 pontos da rede e não achar o destino, ele para de circular.

No caso da sua rede local, não há nenhum intermediário entre a máquina A e a máquina B (ou C), por isso o valor do TTL não é modificado, pois estão na mesma rede.

Espero ter ajudado. Bons estudos!