2
respostas

Dúvida sobre tableau

Olá, estou utilizando uma base do censo escolar com mais de 300 variáveis que foram classificadas em 10 tipos de dimensões. Por exemplo, a dimensão matrícula tem 10 variáveis de quantidade de matricula por cor, sexo, idade, etc. A dimensão infraestrutura tem 15 dimensões falando sobre a existência ou não de sala de aula, laboratório, quadra, etc. Gostaria de criar um parâmetro que selecionasse qual dimensão quero mostrar e com base nisso apareceriam as variáveis nas tabelas. Alguém sabe me dizer como posso fazer isso?

2 respostas

Olá, Roberto! Tudo bem?

Uma maneira de personalizar sua experiência no Tableau é criando um parâmetro que permite selecionar qual dimensão você deseja visualizar. Abaixo, estão os passos para fazer isso:

  • No painel "Dados", clique com o botão direito em qualquer área vazia e escolha a opção "Criar" > "Parâmetro".

  • Dê um nome significativo ao seu parâmetro, como "Selecionar Dimensão".

  • Em "Tipo de Dados", escolha "Texto". Em "Permitido", selecione "Lista" e adicione os nomes das suas dimensões à lista de valores permitidos.

  • Agora, você precisa criar um cálculo que utilize esse parâmetro para determinar qual dimensão mostrar. Vá para "Análise" > "Criar Cálculo de Campo". O cálculo pode ser algo parecido com isso:

    CASE [Selecionar Dimensão]
    WHEN 'Matrícula' THEN [Matrícula]
    WHEN 'Infraestrutura' THEN [Infraestrutura]
    ...
    END
    

Lembre-se de que esse é apenas um exemplo e que você pode personalizá-lo de acordo com a estrutura dos seus dados e suas necessidades específicas.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pela ajuda, Monalisa! Mas nesse exemplo, cada dimensão é uma variável. Na minha proposta, seria que cada dimensão fosse composta por várias variáveis! Será que assim é possível ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software