Estou na duvida, int, double, char e etc, são tipos de variáveis com certas "regras", e String é uma variável literal, ou seja, repassa exatamente o valor que você definiu (similar as variáveis do javaScript), então porque não usar somente String?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou na duvida, int, double, char e etc, são tipos de variáveis com certas "regras", e String é uma variável literal, ou seja, repassa exatamente o valor que você definiu (similar as variáveis do javaScript), então porque não usar somente String?
Eu não entendi o " repassa exatamente o valor que você definiu", poderia explicar melhor?
Infelizmente não é assim. No javascript você declara as variáveis com as palavras reservadas "var" , "let" e "const" e a própria linguagem interpreta se é um valor numérico ou caractere dependendo das operações que você faz com elas.
A String aqui no java não. Uma String aqui é sempre texto. Até existem operações em que você pode converter o texto de uma string para numérico caso seja um número como por exemplo String um = "01"; Neste caso esta variável chamada "um" que guarda o valor textual "01" não pode ser somado a outro valor, mesmo que o outro seja inteiro ou double, mas ele pode ser concatenado. Exemplo:
String tres = "03";
String serie = "GX";
String modelo = serie + "-" +um+tres;
System.out.println(modelo); // imprime "GX-0103"
System.out.println(um+tres); //imprime "0301"
Perceba que usando apenas Strings o máximo que se pode fazer é concatenar. Pense em Strings (falando de uma maneira bem grosseira) como se fossem um monte de variáveis do tipo char amontoadas e ordenadas pra formar a frase que você atribui a ela. Por isso, neste momento, é muito importante aprender bem os tipos primitivos de variáveis do java, que é uma linguagem literalmente "Fortemente Tipada", diferente do Javascript.
Espero ter ajudado! Forte abraço e boa sorte nos estudos!