Eu não entendi bem como a gente faz esse shadowing, nós vamos estar ao lado da pessoa no seu dia a dia de trabalho? A pessoa sabe que eu estou lá pra ver ela trabalhando? Não entendi.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não entendi bem como a gente faz esse shadowing, nós vamos estar ao lado da pessoa no seu dia a dia de trabalho? A pessoa sabe que eu estou lá pra ver ela trabalhando? Não entendi.
Olá, Mariana!
"Shadowing" é uma técnica de aprendizado e desenvolvimento profissional em que uma pessoa acompanha outra durante o seu dia de trabalho para observar e aprender com suas atividades e experiências. É comumente usada em ambientes de trabalho e em contextos de treinamento ou orientação.
Aqui estão algumas informações importantes sobre o processo de shadowing:
Acompanhamento próximo: Durante o shadowing, você estará ao lado da pessoa que está sendo observada, acompanhando-a em suas tarefas e atividades diárias.
Objetivo de aprendizado: O objetivo principal do shadowing é aprender com a pessoa que está sendo acompanhada, adquirindo conhecimentos, habilidades e compreensão prática sobre suas responsabilidades no trabalho.
Permissão prévia: Em um ambiente profissional, é essencial obter a permissão da pessoa que será acompanhada. Isso deve ser comunicado claramente e é importante que a pessoa esteja confortável em ser observada enquanto trabalha.
Observação passiva: Como "shadow" (sombra), sua função é observar e aprender, não intervir nem interromper o fluxo de trabalho da pessoa que está sendo acompanhada, a menos que haja permissão explícita para fazer perguntas ou participar ativamente.
Benefícios: O shadowing oferece uma oportunidade valiosa de entender como o trabalho é realizado na prática, aprender técnicas específicas, compreender a cultura organizacional e melhorar suas próprias habilidades e conhecimentos.
Feedback e reflexão: Após o shadowing, é útil ter uma sessão de feedback, onde você e a pessoa acompanhada podem discutir a experiência, esclarecer dúvidas e compartilhar insights.
O shadowing é uma técnica comum para integração de novos funcionários em uma empresa, para aprimorar habilidades específicas ou para entender melhor uma função ou setor em um contexto de desenvolvimento profissional. Lembre-se de que a transparência e a comunicação são fundamentais durante todo o processo para garantir que todas as partes envolvidas estejam confortáveis e aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprendizado.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o shadowing. Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!