1
resposta

[Dúvida] Sobre shadowing

Eu não entendi bem como a gente faz esse shadowing, nós vamos estar ao lado da pessoa no seu dia a dia de trabalho? A pessoa sabe que eu estou lá pra ver ela trabalhando? Não entendi.

1 resposta

Olá, Mariana!

"Shadowing" é uma técnica de aprendizado e desenvolvimento profissional em que uma pessoa acompanha outra durante o seu dia de trabalho para observar e aprender com suas atividades e experiências. É comumente usada em ambientes de trabalho e em contextos de treinamento ou orientação.

Aqui estão algumas informações importantes sobre o processo de shadowing:

  • Acompanhamento próximo: Durante o shadowing, você estará ao lado da pessoa que está sendo observada, acompanhando-a em suas tarefas e atividades diárias.

  • Objetivo de aprendizado: O objetivo principal do shadowing é aprender com a pessoa que está sendo acompanhada, adquirindo conhecimentos, habilidades e compreensão prática sobre suas responsabilidades no trabalho.

  • Permissão prévia: Em um ambiente profissional, é essencial obter a permissão da pessoa que será acompanhada. Isso deve ser comunicado claramente e é importante que a pessoa esteja confortável em ser observada enquanto trabalha.

  • Observação passiva: Como "shadow" (sombra), sua função é observar e aprender, não intervir nem interromper o fluxo de trabalho da pessoa que está sendo acompanhada, a menos que haja permissão explícita para fazer perguntas ou participar ativamente.

  • Benefícios: O shadowing oferece uma oportunidade valiosa de entender como o trabalho é realizado na prática, aprender técnicas específicas, compreender a cultura organizacional e melhorar suas próprias habilidades e conhecimentos.

  • Feedback e reflexão: Após o shadowing, é útil ter uma sessão de feedback, onde você e a pessoa acompanhada podem discutir a experiência, esclarecer dúvidas e compartilhar insights.

O shadowing é uma técnica comum para integração de novos funcionários em uma empresa, para aprimorar habilidades específicas ou para entender melhor uma função ou setor em um contexto de desenvolvimento profissional. Lembre-se de que a transparência e a comunicação são fundamentais durante todo o processo para garantir que todas as partes envolvidas estejam confortáveis e aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprendizado.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o shadowing. Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software