2
respostas

Dúvida sobre Roteiro Acadêmico

Olá! Como vão?

Gostaria de saber maneiras de adaptar a produção do roteiro de cinema para uma produção de vídeo com viés mais educativo. Sou professor e estou produzindo conteúdos para YouTube e Instagram e queria melhorar as bases do que já venho produzindo.

Mt obrigado!

2 respostas

Bom dia Gustavo, blz.

Cara eu vou trazer uma visão meio que pessoal sobre o assiunto.

Eu acredito que a adaptação de um roteiro de cinema para um vídeo com o viés educativo se ao inserir a ementa da sua aula em um roteiro.

O conceito de um roteiro para cinema é contar um história, inicio, meio e fim utilizando artificíos visuais de enquadramento, diálogo, cores e sequencias visuais.

O conceito de uma aula é passar e fixar uma informação no aluno, usando de sensores cognitívos para ajudar nesta tarefa como, visual, auditivo, tato e repetições.

Ao criar um roteiro com viés mais educativo acredito que você deve desenvolver uma linha de raciocinio como no cinema, inicio, meio e fim de uma história, mas usar dos conceitos de aula para trazer uma imersão educativa como:

  • inserir textos junto com os principais tópicos falados
  • quebra da 4 parede do vídeo ao conversar ou indicar uma ação para quem está assistindo
  • usar gatilhos auditivos para fixar pontos importantes do conteúdo durante o vídeo
  • usar repetições sinonimas e não identicas juntamente com analogias para fixação do conteúdo usando do universo de cada um que esta assisindo como referencia.

Se você usar os conceitos usados no curso o seu vídeo ganha o aspécto criativo de um produtor audiovisual, bons enquadramentos e qualidade de vídeo.

E aplicando os conceitos didáticos usados em sala de aula você torna o vídeo com um viés mais educacional.

Espero ter ajudado um pouco com a minha visão ^^. E parabéns pela profissão, ser um professor é ser um herói.

Tenho tentado fazer isso nos vídeos, Luiz e a galera fala que ajuda.

Vou me atentar e colocar isso no roteiro pra poder gerar esse engajamento.

Obrigado demais!