Boa tarde!! Por gentileza, eu tenho uma dúvida de como saber quando precisa ou não usar o return em uma função...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!! Por gentileza, eu tenho uma dúvida de como saber quando precisa ou não usar o return em uma função...
Oi, Heloisa, tudo bem?
O comando return é usado quando queremos que a função retorne algum valor. Geralmente é usada quando queremos usar o resultado da função em outra parte do seu código. Por exemplo, na função create_dataframe(lista) , provavelmente usaremos o dataframe criado em outra parte do seu código. Nesse caso, você usaria o return para retornar o dataframe.
def create_dataframe(lista):
df = pd.DataFrame(lista)
return df
Ao chamar a função create_dataframe(minha_lista) passando uma lista qualquer como parâmetro, ela retornará o dataframe criado dentro da função, podemos portanto, explorar esse dataframe.
Já uma função sem return, é uma função que está fazendo algo que não precisa ser usado fora dela, como imprimir algo na tela, você não precisa usar o return. Por exemplo, na função visualize_collection(col), você está apenas imprimindo os documentos na coleção e não precisa usar esses documentos fora da função.
Heloisa, espero ter esclarecido essa questão.
Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.
Grande abraço e até mais!
Obrigada!!