1
resposta

Dúvida Sobre Resistor - Como assim pode ser colocado antes ou depois do Led?

Não encontrei nada aqui no fórum, então aqui vai minha dúvida: Nunca mexi com esse tipo de corrente elétrica, então fiquei com essa baita dúvida: O professor colocou o resistor antes do led (ok!) e também, depois do Led num outro exemplo! Mas pera ai! A eletricidade não flui do positivo para o terra sempre??? Então, na teoria, a tensão maior, não deveria passar primeiro no led (e queimá-lo) e só depois passar pelo resistor?

Acredito que seja uma dúvida meio básico sobre esse tipo de eletricidade, mas como disse antes... sou completamente leigo! Podem me ajudar?

1 resposta

Então, na verdade tanto faz onde o resistor irá dentro do circuito. O mais comum é você colocar o resistor antes, mas não tem problemas colocar ele depois.

Isso porque nosso Led não pode passar de 15 miliamperes e a amperagem é a medida de corrente que está passando no circuito elétrico.

O resistor reduz a corrente no circuito inteiro e não apenas depois dele. Ou seja, independente de ponto onde eu coloco o meu resistor eu estou diminuindo a corrente no sistema inteiro.

O que muda antes e depois do resistor é a tensão elétrica que está passando por ali. Mas isso não tem problema para o Led.

Tem esse link aqui pra vc dar uma olhada. https://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/associacaoderesistores.php

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software