Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre requisitos de um sistema de controle financeiro pessoal com Java

Boa noite pessoal, sou iniciante no curso de formação Java e estou tendando criar um projeto de controle financeiro pessoal para por em prática os assuntos que vejo em aula, é um sistema básico que pretendo ir evoluindo conforme o curso vai passando. Porem estou com uma tremenda dificuldade de entender os requisitos e a arquitetura do sistema para começar a por a mão na massa rsrs..... por exemplo, utilizo uma classe mãe Lançamentos que extendo para classes concretas receitas e despesas, ou crio objetos contas e os lançamentos armazenados em arrays. Se alguém que já passou por alguma situação parecida puder me dar uma luz, seria muito bom. Valeu.

1 resposta
solução!

Fala, Marcio! Tudo bem contigo? Espero que esteja bem!!!

Bom, Marcio, como primeiro projeto eu teria como espelho o próprio exemplo utilizado em aula. Daria um bom parâmetro para que você não "trave" no meio da criação.

Na minha classe mãe eu colocaria o nome de "Contas" nos referindo a cada tipo de transação e seus atributos e métodos.

Feito isso, colocaria cada tipo de transação em uma nova classe, por exemplo, Conta Receitas e Conta Despesas e também seus próprios métodos, pois a Conta Receitas não tem o mesmo comportamento da Conta Receitas, mas todas elas herdando da Classe mãe.

Agora posso criar uma outra classe de investimentos para herdar a Classe mãe e a Conta Receitas, como também seus métodos particulares, pois vai ter uma correção sobre esses investimentos.

Para finalizar a ideia, tenho duas opções:

  • posso criar uma classe para cada tipo de despesa, por exemplo: Moradia, Alimentação, Lazer, Saúde, etc, herdaria a Classe mãe e Classe Despesas ou;
  • posso colocar os lançamentos tudo em uma array, como foi sua ideia citada acima. Faça o que achar melhor ou mesmo, experimente para ver o que é melhor.

Ah! Inicialmente, crie uma classe de testes para ir verificando conforme for evoluindo no projeto.

Marcio, espero ter ajudado!

Bons estudos e vamos em frente!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software