1
resposta

Duvida sobre repositorio central e consumo.

Algumas duvidas que me surgiram foram:

Apesar dos conceitos de Data Warehouse e Data Lake como repositório de dados terem sido abordados, e como arquiteturas diferentes se comparadas a arquitetura de Data Mesh.

No caso da aplicação dessa abordagem de Arquitetura Data Mesh, existiria algum repositório centralizador ? Por exemplo : Eu posso seguir com a arquitetura que já tenho, no caso de Data Lake e em cima dessa arquitetura que tenho, consolidar e agregar os dados de forma que fique caracterizado muito mais como um produto de dados ?

Um pouco do que eu pude estudar sobre arquitetura de Lakehouse, propoe uma camada no data lake com o dado "pronto", "refinado", "padronizado" e em alguns casos "dados agregados"

Então, se eu fosse seguir com a abordagem de Data Mesh, eu teria uma objeto por exemplo "tabelão" com tudo que for relacionado a um determinado tema; Por exemplo: Vendas, Pedidos etc.

É isso ?

Obrigado.

1 resposta

Ola Rogerio,

Não teria não. Não da mesma forma que o Warehouse. A ideia é justamente estar distribuido com as partes que você precisa para você juntar. Então você tem varias tabelinhas limpas ao invés de um tabelão limpo.