4
respostas

Dúvida sobre Relações entre as tabelas

Olá!! Eu ainda fiquei com muita dúvida sobre criar relações entre as tabelas através do Power Pivot, será que alguém poderia me dar uma luz?

4 respostas

Olá, Bianca, tudo bem?

Para que eu consiga te ajudar melhor, você poderia compartilhar um pouco mais sobre as dúvidas que ficaram em relação às relações entre as tabelas no Power Pivot?

Descreva qual parte do processo gerou dificuldade ou o que você tentou fazer até agora. Assim consigo entender melhor a situação e te orientar de forma mais precisa.

Fico no aguardo!

Olá Monalisa!!

Na verdade eu não consegui entender como eu devo estabeler uma relação entre as tabelas dinâmicas. Estava tentando fazer o desafio da aula onde preciso puxar dados de duas tabelas diferentes, onde em uma delas contêm um determinado dado e na outra outro diferente, e assim criar uma tabela dinâmica com ambos os dados.

Por exemplo, na tabela "Intervalo" preciso dos dados de vendedor e na tabela "TB_Vendas_Hist" preciso do total de vendas para assim criar uma tabela dinâmica que contêm o total de vendas por vendedor. A minha dúvida é, como eu consigo fazer isso usando a relação através do Power Pivot e por quê não posso simplesmente usar a tabela "TB_Vendas_Hist" que contêm as duas informações .

Seguem as imagens abaixo com o desafio resolvido:

Espero ter explicado de forma clara a minha dúvida.
E desde já agradeço a ajuda

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Bianca!

Agradeço por detalhar a dúvida.

Pelo que você descreveu, sua dúvida está relacionada a como utilizar o relacionamento entre tabelas no Power Pivot para combinar informações que estão em tabelas diferentes, como o caso do vendedor na tabela Intervalo e o total de vendas na tabela TB_Vendas_Hist, certo?

Quando criamos um relacionamento entre tabelas no modelo de dados, estamos basicamente dizendo ao Excel como ele deve conectar as informações entre elas. Assim, ao montar uma tabela dinâmica você pode usar campos de tabelas diferentes ao mesmo tempo.

Nesse caso, o Excel utiliza o relacionamento (por exemplo, por um campo em comum como Vendedor ou outro identificador equivalente) para cruzar os dados corretamente e calcular métricas como o total de vendas por vendedor.

Para criar esse relacionamento no Power Pivot:

• Certifique-se de que as duas tabelas estão no Modelo de Dados
  • Abra o Power Pivot e vá até a visualização de Exibição de Diagrama
  • Identifique o campo que existe em ambas as tabelas (eles precisam ter a mesma informação).
  • Arraste esse campo de uma tabela para o campo correspondente na outra

Isso criará um relacionamento entre as tabelas, permitindo que a tabela dinâmica combine os dados das duas fontes.

Sobre sua segunda dúvida, de por que não utilizar apenas a tabela TB_Vendas_Hist, mesmo que às vezes uma tabela tenha vários dados, trabalhar com tabelas relacionadas é uma prática muito comum em análise de dados. Isso ajuda a:

• Organizar melhor as informações
  • Evitar duplicação de dados
  • Facilitar análises mais complexas no modelo de dados

Esse tipo de estrutura é chamado de modelo relacional, em que cada tabela guarda um tipo específico de informação e os relacionamentos permitem que elas sejam analisadas em conjunto.

Dica: Pense nas tabelas como peças de um quebra-cabeça. Cada uma guarda uma parte das informações, e os relacionamentos são o que permitem que todas funcionem juntas nas tabelas dinâmicas.

Abaixo deixo o desafio resolvido:

Você pode baixar, acessar o Power Pivot e comparar com o seu projeto.

Em casos de dúvidas, fico à disposição.

Também deixo como complementação os conteúdos abaixo:

Para saber mais:

Sugestão de conteúdo:

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!