Olá Adredy, tudo bem? Espero que sim!
Sua ideia de utilizar o location.reload(true);
para reiniciar o jogo é plausível e funcionaria, pois este comando recarrega a página atual do navegador, como se você estivesse pressionando F5.
No entanto, é importante lembrar que isso também reiniciaria todo o estado do JavaScript na página, incluindo quaisquer dados armazenados em variáveis. Dependendo do seu jogo e de como ele é configurado, isso pode não ser o comportamento desejado.
No contexto da aula, a ideia é reiniciar o jogo sem precisar recarregar a página inteira. Para isso, a função reiniciarJogo()
foi criada. Essa função redefine as variáveis do jogo para o estado inicial (como o número secreto e o número de tentativas), limpa o campo de entrada e exibe a mensagem inicial. Além disso, ela desabilita o botão "Novo Jogo" até que o jogador acerte o número secreto novamente.
Aqui está um exemplo de como a função reiniciarJogo()
é utilizada na aula:
function reiniciarJogo() {
numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio();
limparCampo();
tentativas = 1;
exibirMensagemInicial();
document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true);
}
Essa abordagem tem a vantagem de manter o jogador na mesma página, sem a necessidade de recarregar tudo e possivelmente interromper a experiência do usuário.
Espero ter ajudado!
Caso tenha dúvidas, fico à disposição.
Abraços e bons estudos!