Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida sobre programação em jogos CLICKER

Olá! Quero criar um jogo no estilo Cookie Clicker (um jogo incremental/clicker), mas ainda não sei quais conhecimentos preciso adquirir para desenvolver um projeto desse tipo do zero.

Poderiam me indicar quais cursos da Alura eu deveria fazer e em que ordem? Existe alguma trilha de estudos que aborde os principais conceitos necessários, como programação, interface, salvamento de progresso, sistemas de upgrades, economia do jogo e publicação?

Gostaria de entender qual é o caminho de aprendizado mais indicado para chegar ao ponto de conseguir desenvolver esse tipo de jogo.

2 respostas
solução!

Olá, Lucas!

Como ponto de partida, vale a pena construir uma base em lógica de programação e em uma linguagem como C#, que é bastante utilizada no desenvolvimento com Unity. Depois, você pode seguir para os cursos de Unity, onde aprenderá a criar interfaces, gerenciar eventos de clique, trabalhar com scripts, cenas e persistência de dados.

À medida que avançar, será interessante estudar tópicos como salvamento de progresso (PlayerPrefs, arquivos ou banco de dados, dependendo da complexidade), gerenciamento de estado do jogo, economia e balanceamento, além de padrões de programação que ajudam a organizar sistemas de upgrades e produção automática de recursos.

Para finalizar, você pode explorar conteúdos sobre publicação de jogos na plataforma escolhida (PC, Android ou Web). Um bom caminho é começar pelos fundamentos de programação, seguir para Unity e, depois, aprofundar-se em mecânicas específicas conforme o projeto evoluir. Desenvolver versões pequenas do seu clicker ao longo dos estudos também ajuda bastante a consolidar o aprendizado.

Bons estudos e sucesso no desenvolvimento do seu jogo!

Muito obrigado pela resposta e pelas orientações! Ficou bem mais claro qual caminho seguir para começar o desenvolvimento do projeto.