1
resposta

Dúvida sobre privacidade e LGPD

Um analista que está começando em uma empresa pode importar uma tabela da empresa para o SQLite Online? Tenho algumas preocupações em relação à confidencialidade dos dados e à conformidade com a LGPD. Quais são as diretrizes sobre isso? Seria mais apropriado utilizar o SGBD da empresa, correto?

1 resposta

"Um analista que está começando em uma empresa pode importar uma tabela da empresa para o SQLite Online?"

Eu acredito que sim, não vejo problema de LGPD nisso, mas porque ele faria isso?

E na dúvida, é sempre recomendado conversar com alguém do time se há problemas fazer isso...

Existem 3 pontos principais que eu considero quando se trata de LGPD:

• Se a empresa, organização ou sistema coleta dados de clientes ou usuários, o titular de dados deve ter conciencia de para que aqueles dados estão sendo utilizados.

Exemplo: Você quebrou seu óculos, vai em uma empresa que faz/conserta, a empresa pede seu nome e telefone, apartir de agora eles precisam te fornecer um documento dizendo para que seu nome e email é utilizado. Nome para identificar o cliente, telefone para avisar que o óculos está pronto.

• A empresa só deve fazer com os dados do titular, o que ele está ciente.

Exemplo: Você foi na empresa X, comprou um perfume, pegaram seu nome e seu email, explicaram que o email avisar quando o perfume pode ser retirado, mas a empresa usa seu email pra te enviar promoções, isso não é permitido.

• O titular de dados tem o direito de rescindir seus dados.

Exemplo: A empresa explicou para que serve cada dado coletado, usaram seus dados conforme sua ciencia, MAS seus dados continuam lá armazenados, você tem o direito de rescindir seus dados, ligar la e pedir para deletarem seus dados dos registros.