Uso Linux e o Power BI Desktop não possui versão para Linux. Como posso realizar os exercícios práticos da formação? Existe laboratório remoto, máquina virtual ou alternativa recomendada pela Alura?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uso Linux e o Power BI Desktop não possui versão para Linux. Como posso realizar os exercícios práticos da formação? Existe laboratório remoto, máquina virtual ou alternativa recomendada pela Alura?
Ei! Tudo bem, Edna?
Agradeço por aguardar o nosso retorno.
Entendo perfeitamente a sua situação. Como o Power BI Desktop é uma ferramenta desenvolvida nativamente para o ecossistema Windows, a Microsoft realmente não disponibiliza uma versão oficial para Linux. No entanto, você não precisa deixar de realizar nenhum exercício prático da formação!
Você pode usar a máquina virtual, um software gratuito como o VirtualBox para criar uma máquina virtual e instalar o Windows nela. A própria Microsoft disponibiliza gratuitamente em seu site oficial, ou VMs prontas para desenvolvedores (com validade de 90 dias renováveis) que funcionam perfeitamente para estudar. Após efetuar o download e instalação da máquina virtual, baixe o Power BI gratuitamente e já pode começar a usá-lo.
Tem a opção de usar o Power BI online, porém a Microsoft não permite mais seu uso gratuito, para acessá-lo é preciso ter uma conta corporativa/estudantil.. Nesse caso, recomendo apenas se tiver um email que atenda esses requisitos. Outro detalhe, o PBI online possui limitações de recursos, ou seja, pode não conter as mesmas funcionalidades nativas que o PBI Desktop possui.
Espero ter ajudado e conte sempre conosco por aqui!
Muito obrigada pelo retorno e pelos esclarecimentos. Agradeço a atenção e a disponibilidade em ajudar.
Vou seguir estudando a formação e me preparando para a prova, focando nos conceitos e mecanismos apresentados nas aulas. Caso surjam novas dúvidas, entrarei em contato.
Mais uma vez, obrigada pelo suporte e pela orientação!