Olhando a aula de polimorfismo, eu entendi o sentido dele, mas, se eu crio varios métodos para cada funcionário, não ficaria por ela mesma eu ter que escrever uma classe para cada tipo de funcionário?
Olhando a aula de polimorfismo, eu entendi o sentido dele, mas, se eu crio varios métodos para cada funcionário, não ficaria por ela mesma eu ter que escrever uma classe para cada tipo de funcionário?
Olá, André! Tudo bem?
Você tem razão!
Quando você entrar em INTERFACES, mais a frente, verá que teremos uma classe para cada funcionário justamente para implantar seus métodos, porém, a vantagem do polimorfismo está na relação entre as classes, mas vamos aprofundar ainda mais.
Como o exemplo foi uma demonstração de como funciona, não exigiu fazer essa criação, mas conforme vai aumentando o projeto, outras soluções vão chegando para facilitar e também organizar seu projeto!
Espero ter esclarecido, André!
Nos vemos por aqui!
Um abraço!
Bom, sua pergunta está confusa, não entendi muito bem.
Vou tentar te explicar algo,
Pense no seguinte, pense em abstração, e que cada coisa nada mais é que um conceito.
Quando voce pensa funcionário, o que é um funcionário? A princípio funcionário é uma pessoa, um médico é um funcionário, um pedreiro é um funcionário, e também é uma pessoa.
Quando você pensa em um funcionário como um sujeito por ex seu colega de trabalho, você pensa nele como um objeto. Se você pensa em um outro colega de trabalho, ele também é um objeto.
Ou seja, funcionário é uma abstração de alguma coisa, uma pessoa em específica que está no grupo desta abstração é um objeto.
Quando você pensa no médico da família, ele é um objeto, quando pensa no pedreiro, tbm é um objeto.
Agora quando você pensa em polimorfismo.
Pense assim, quando você vai a um médico para uma consulta, um cirurgião ou um clínico geral, pode te atender se você tiver uma dor de garganta, ou seja se você for a um médico, não importa quem vai te atender, importa que você será atendido por um médico para tratar a sua dor de garganta.
Se você vai andar de automóvel, você também pode andar de ônibus, moto, carro, etc.
Mesma coisa, importa para ti é que é um automóvel.
Ou seja, o q eu quis te mostrar é o conceito, a abstração e o que é concreto.
Agora pensando no nível de abstração, quais são as características e as ações dessa determinada abstração.
O que um funcionário faz é a mesma coisa que um todo médico faz ou um pedreiro faz?
Um carro e uma moto são automóveis, porém.os 2 faze exatamente as mesmas coisas, tem as mesmas características.
Polimorfismo é : quando você precisa de um automóvel, você pode andar de carro, moto, ônibus
Tente responder essas perguntas, se tiver confuso ainda manda mais pergunta.
É confuso no começo e leva tempo para entender, e a primeira parte é questionar para começar a entender.