1
resposta

Dúvida sobre POD's

Fiquei com uma dúvida em relação a quantidade de POD's, porque criamos 3 POD's para a aplicação WEB e apenas 1 POD para o Banco de Dados? Essa diferença poderia trazer algum impacto no uso da aplicação se fosse esta em ambiente de produção real? Poderíamos ter criados dois ou mais POD's também para o Banco de Dados? Existe uma "boa prática" pra esse caso?

1 resposta

O grande ponto é que as aplicações não mantem estado (Stateless) então você pode subir a quantidade que quiser delas que não haverá problema, porém bancos de dados já são outra história a sua premissa básica é guardar dados, então imagine o seguinte 3 pods de um banco relacional e você faz várias transações sobre os mesmos dados, o esperado é que o controle de lock do banco de dados controle esse fluxo de atualizações, mas o resultado não será esse pq o banco de dados controla isso geralmente em memória o que no cenário exemplificado seria uma grande bagunça já que cada pod tem sua área na memória e não conhece o lock estabelecido por outros pods. Isso não é uma grande regra também, dentro dos bancos não relacionais existem alguns que usam múltiplas instâncias e conseguem driblar esse tipo de restrição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software