1
resposta

Dúvida sobre plataformas seguras e otimizadas para hospedagem de apps

Olá, tudo bem?

Estou buscando uma solução em nuvem que seja segura, escalável e com bom custo-benefício para hospedar um aplicativo que exige boa performance e disponibilidade. A princípio, utilizamos AWS (EC2), mas o custo subiu muito, provavelmente por conta de uma configuração inadequada (como tipo de instância ou serviços habilitados além do necessário).

Pesquisando alternativas, encontrei plataformas como Render e Vercel, que prometem simplicidade, bom desempenho e segurança gerenciada. Porém, fiquei com algumas dúvidas:

Essas plataformas realmente oferecem proteção contra ataques comuns (como DDoS, invasões via rede, falhas na camada de infraestrutura) ou eu ainda precisaria me preocupar com essa parte manualmente?

Para uma aplicação fullstack com API, banco de dados e painel administrativo, qual seria a mais indicada entre elas?

Plataformas como AWS, Oracle Cloud ou Azure ainda são uma melhor escolha para esse tipo de aplicação, mesmo com a curva de aprendizado e custos maiores? Existe algum cenário em que essas clouds grandes são mais vantajosas mesmo para projetos menores?

O que eu busco é uma opção segura e que me libere do trabalho pesado de DevOps (firewall, atualizações, escalabilidade manual), mantendo o foco no desenvolvimento do app.

Agradeço desde já pela orientação!

1 resposta

Olá Nayara, tudo bem?

Compreendo perfeitamente a sua preocupação em encontrar uma solução que equilibre segurança, escalabilidade e custo-benefício. Vamos lá!

Tanto Render quanto Vercel oferecem algumas camadas de segurança gerenciada, o que pode incluir proteção básica contra ataques DDoS e outras ameaças comuns. No entanto, é sempre importante revisar a documentação específica de cada plataforma para entender quais medidas de segurança são implementadas e se há a necessidade de configurações adicionais para proteger sua aplicação de maneira adequada.

Ambas as plataformas são conhecidas por sua simplicidade e facilidade de uso, especialmente para aplicações fullstack. Render pode ser uma boa escolha se você precisa de mais controle sobre a infraestrutura, enquanto Vercel é bastante popular para aplicações front-end e pode ser integrada facilmente com APIs. A escolha pode depender do stack tecnológico que você está utilizando e das suas necessidades específicas de integração e performance.

Plataformas como AWS, Oracle Cloud ou Azure. Essas grandes clouds oferecem uma gama mais ampla de serviços e personalizações, o que pode ser vantajoso para projetos que requerem soluções específicas ou que têm potencial para crescer significativamente. Elas também oferecem recursos robustos de segurança e conformidade, mas, como você mencionou, podem ter uma curva de aprendizado maior e custos associados à complexidade dos serviços. Para projetos menores, onde a simplicidade é chave, plataformas como Render e Vercel podem ser mais adequadas, mas se o seu projeto tem potencial de escalabilidade ou requisitos específicos, as grandes clouds podem ser uma escolha estratégica a longo prazo.

Para sua situação, se o foco é minimizar o trabalho de DevOps e se concentrar no desenvolvimento, plataformas como Render ou Vercel podem ser mais adequadas, especialmente se você está buscando simplicidade e um gerenciamento de infraestrutura mais automatizado. No entanto, sempre vale a pena fazer um teste com suas aplicações para ver qual plataforma atende melhor às suas necessidades em termos de desempenho e custo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.