Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sobre pintura de peso

Acho que cheguei na parte mais complexa do curso e estou quebrando muito a cabeça nisso, ajudaria muito o vídeo fazendo a pintura de peso, porém para mim está indisponível.

Será que é melhor deixar a roupa em outra malha? É somente nela que da problema. Mas eu não sei como poderia animar ela, principalmente na parte debaixo, que há muita interferência da perna. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Fala Henrique, tudo bem?

Normalmente quando o modelo tem esse tecido ao redor das pernas é comum que a armature tenha bones só para ele. Seriam em torno de 6 correntes de bones que saem da cintura até ponta da túnica, fica parecendo uma saia de gladiador. Daí na animação, você criaria poses em que a túnica não atravessa as pernas do personagem.

IMPORTANTE: Perceba que na referencia a túnica é mais curtinha, talvez isso seja de propósito para não precisar tee todo esse trabalho que se estende até a animação.

Sobre deixar a túnica em outra malha, eu recomendo que sim. Aliás, meus rigs são cheios de malhas, dessa forma eu não tenho que lidar com todos os vertex groups de uma vez quando estou pintando a influência dos bones, fica mais fácil.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Oi tudo sim, muito obrigado pela resposta, consegui resolver fazendo a pintura de peso na própria roupa usando o bone do personagem, e usando outra malha, mas vou tentar pesquisar sobre a técnica que você falou, ficou assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software