Para eu criar uma persona, primeiro eu preciso fazer pesquisa com algumas pessoas, é isso? Depois da pesquisa eu pego características em comum e crio uma persona ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Para eu criar uma persona, primeiro eu preciso fazer pesquisa com algumas pessoas, é isso? Depois da pesquisa eu pego características em comum e crio uma persona ?
Olá, tudo bem?
Existem diversas formas de conseguirmos criar uma Persiona, uma delas é: começar criando uma protopersona (para compreender qual grupo de pessoas usuárias a empresa tem em mente), logo depois realizar pesquisas com as pessoas para validar o que na protopersona é compatível com a realidade, e por último montar a Persona com as informações que foram validadas.
Caso queira se aprofundar um pouco mais, existe um artigo no Blog da Alura chamado "Guia prático de proto-personas e personas " que pode te ajudar. Recomendo a leitura =)
É isso! Espero ter ajudado!