no meu ambiente, as permissao para grupo e outros esta da seguinte forma ---. como faco para alterar as permissoes, para pode acessar o script, com o usuario criado conforme o esta sendo feito na aula ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
no meu ambiente, as permissao para grupo e outros esta da seguinte forma ---. como faco para alterar as permissoes, para pode acessar o script, com o usuario criado conforme o esta sendo feito na aula ?
Olá, Felipe!
Para alterar as permissões de um arquivo ou script no Linux, você pode usar o comando chmod. No seu caso, se você deseja que um grupo específico e outros usuários tenham acesso ao script, você precisará definir as permissões adequadas.
Por exemplo, se o seu script é chamado meu_script.sh e você quer que o grupo tenha permissões de leitura e execução, você pode usar o seguinte comando:
chmod 750 meu_script.sh
Aqui, o número 750 significa:
7 para o proprietário do arquivo (permissões de leitura, escrita e execução),5 para o grupo (permissões de leitura e execução),0 para outros (sem permissões).Se você já criou um grupo e adicionou o usuário a esse grupo, como discutido na aula, você também precisará garantir que o script tenha o grupo correto associado a ele. Você pode fazer isso com o comando chown:
sudo chown :devs meu_script.sh
Substitua devs pelo nome do grupo que você criou, e meu_script.sh pelo nome do seu script.
Bons estudos!