Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre performance

Em alguma parte do desenvolvimento desse game (possivelmente na parte 1), o professor mencionou que assets muito realistas poderiam deixar nossos jogos lentos. Gostaria de saber como fazer esta análise com um asset, ou um sistema de partículas por exemplo, o que o torna mais ou menos performático? A quantidade de triângulos em uma malha é a única coisa que deve ser levada em conta? Existe algum curso na Alura que abordem questões mais avançadas no desenvolvimento de jogos, como otimizações para diferentes plataformas? Dei uma olhada nos cursos da formação de desenvolvimento de jogos (não os conclui, apenas dei uma olhada no resumo do conteúdo) e nenhum deles parecia falar sobre estes temas.

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá, tudo bem?

Isso depende muito do objetivo que seu jogo quer alcançar.

Jogos de PC por exemplo você tem uma liberdade maior de trabalhar, jogos mobile você pode focar em celulares high end então também tem uma liberdade maior. Agora se um jogo para diversos públicos e vários modelos de celulares isso pode vir a ser um problema.

Então algumas coisas que podem influenciar:

  • Quantidade de tris na cena
  • Tamanho das texturas e texturas fora do tamanho padrão de n² (depende do caso)
  • Párticulas usando estruturas complexas
  • Quantidade de passes de renderização, nessa parte entra (post processing effects, iluminação, sombra, oclusão, etc)
  • Código limpo e sem leaks ajuda muito
  • Reutilização de objetos ajuda muito

Recomendo olhar sobre o Profiler da Unity porque você pode entender ferramentas para medir performance, a própria Unity tem um bom curso sobre isso.

Na Alura temos curso de mobile com Unity que fala sobre alguns desses aspectos e alguns patterns de código que podem ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software