Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Sobre pastas sincronizadas

Professor, estou com uma dúvida que não consigo descrever direito. Vou por passos:

1º - sincronizei uma pasta de uma equipe do Teams via botão Sincronizar https://prnt.sc/y80SgW3BPY0E; 2º - localizei esta pasta no meu computador, com o Explorador de Arquivos do Windows e criei um arquivo do Word ali dentro; 3º - quando clico para carregar o arquivo, aparece a opção de salvar no meu OneDrive pessoal ou no OneDrive corporativo https://prnt.sc/37g0ykLJ9BJo.

Primeira pergunta: Por quê está solicitando qual OneDrive ele quer carregar sendo que criei esse arquivo dentro de uma pasta da equipe do Teams (supostamente um OneDrive corporativo)?

Segunda pergunta: Por quê, ao clicar em Salvar como, não encontro outros sites dos quais eu faço parte https://prnt.sc/wVZm1cQmWf0j!

Terceira pergunta: Por que os outros sites da empresa não aparecem no site de comunicação raiz no SharePoint da empresa https://prnt.sc/GluINl2-EBpZ?

Quarta pergunta: Após ter feito tudo isso e ter clicado em salvar no OneDrive corporativo, é normal ser necessário clicar em Atualizar para que o arquivo fosse exibido no SharePoint e nos arquivos do Teams https://prnt.sc/fNUJlflIytLD?

5 respostas

Olá Antonio, tudo bem?

Segundo algumas pesquisas:

1) Quando você sincroniza uma pasta do Teams, ela é sincronizada com o OneDrive corporativo, mas ela não é uma pasta dentro do OneDrive. Por isso, quando você cria um arquivo dentro desta pasta sincronizada, o sistema não sabe se você quer salvar este arquivo no OneDrive corporativo ou no seu OneDrive pessoal. Por isso, ele pergunta qual OneDrive você deseja utilizar.

2) Quando você clica em "Salvar como", o sistema apresenta as opções de locais onde você pode salvar o arquivo. Se você não está encontrando outros sites dos quais faz parte, pode ser que você não tenha permissão para salvar arquivos nestes locais. Recomendo que verifique suas permissões com o administrador do SharePoint da sua empresa.

3) Os sites da empresa não aparecem no site de comunicação raiz do SharePoint porque eles estão em outros sites. Cada site tem sua própria hierarquia e nem todos os sites são visíveis no site raiz. Você precisa navegar até o site onde o outro site está localizado para acessá-lo.

4) É normal que seja necessário clicar em "Atualizar" para que o arquivo seja exibido no SharePoint e nos arquivos do Teams. Isso ocorre porque a sincronização pode levar um tempo para ser concluída.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar!

Oi, Fernanda! Obrigado pelas respostas.

1) Desculpa, mas quando você diz que "Quando você sincroniza uma pasta do Teams, ela é sincronizada com o OneDrive corporativo, mas ela não é uma pasta dentro do OneDrive." você está querendo dizer que quando eu sincronizo uma pasta no Teams, ela é sincronizada com o OneDrive corporativo ao invés do OneDrive pessoal? É isso?

2) Na verdade eu sou o único participante dessa organização. Eu sou o dono e administrador da suíte Office 365, com privilégios totais.

3) Mas é justamente essa a dúvida. Onde está a listagem dos sites da organização? Não deveria estar na raiz, conforme o print?

4) Na realidade não cliquei em atualizar, pois isso NÃO funcionava. Tive que clicar em Sincronizar, o que é contraintuitivo e pode deixar eventuais outros membros sem a visualização dos arquivos mais atualizados.

Desde já obrigado por suas respostas, paciência e precisão.

solução!

Fala Antonio e Fernanda, tudo bem?

Vou tentar ajudar, mas essa parte é um pouco complexa mesmo. Se permanecer a dúvida, Antonio, me fala.

Começando por: a "Sincronização" de uma pasta do Teams cria um "terceiro lugar":

Lugar 1: OneDrive - Pessoal (Branquinho na área de notificação do Windows) Lugar 2: OneDrive - Corporativo (Azulzinho na área de notificação do Windows) Lugar 3: Pasta sincronizada com o computador (Predinho nas pastas do computador, logo acima das pastas locais)

A verdade é que são coisas diferentes (aqui pode ficar um pouco confuso). Sincronizar uma pasta do Teams com seu computador significa que neste computador (e somente neste computador) você tem um acesso direto a essa pasta do Teams, por mais que seja possível acessá-la também pelo OneDrive, não significa que esta pasta tenha que estar no OneDrive forçadamente.

Vou tentar detalhar:

Imagine que você tem um usuário seu "Antônio Bandeira" que tem um acesso pessoal e um acesso corporativo no OneDrive da empresa. Também existe um segundo usuário "Colaborador da Empresa" que é utlizado por outra pessoa e você não tem acesso ao conteúdo pessoal desse usuário.

Então esse usuário "Colaborador da Empresa", compartilha com você pelo Teams uma pasta que ele criou no OneDrive "pessoal" dele.

Quando você sincronizar essa pasta com um computador seu, somente nesse computador você acessará essa pasta diretamente, porque senão terá que acessar pelo Teams. Já que essa pasta não está nem no seu OneDrive pessoal, nem no seu OneDrive Corporativo.

DITO ISTO:

Pergunta 1: Os acessos são separados e o Windows muitas vezes não tem como saber onde você quer gravar alguma coisa, porque são "lugares diferentes" e você pode não querer gravar pelo OneDrive, por exemplo.

Pergunta 2: Os sites criados pelo SharePoint, não necessariamente estão sincronizados pelo Teams (eu sei, tá complicado). O Controle de acesso do SharePoint é específico e pode deixar ou não alguém da empresa ter acesso aos sites. Por isso, algumas vezes, mesmo tendo acesso ao site criado no SharePoint, ele não aparece porque você não está "Seguindo" o site. Tente acessar o site diretamente pelo SharePoint e clicar em "Seguir" (Não estou com acesso ao Sharepoint agora e não lembro se o termo é "seguir" mesmo, mas está provavelmente no canto superior direito da "Pagina Inicial" do site no SharePoint.

Pergunta 3: IDEM Pergunta 2

Pergunta 4: Se o acesso for todo "Online" não. Digo, se as pessoas estiverem usando pela nuvem, não. Mas se as pessoas estiverem usando pelo computador (acesso desktop), é comum sim.

DICA: Tente focar na solução que mais te traz produtividade, porque cada aplicativo tem suas especificidades. Embora sejam altamente integrados, OneDrive, SharePoint, Teams e demais aplicativos tem seus mecanismos de configuração específicos.

DICA 2: Como administrador, revise as principais configurações dos aplicativos, porque tem muita coisa que é configurável. Sem conhecer as configurações do seu Office 365, alguns pontos aqui podem cair por terra, dependendo dessas tais configurações.

Espero que dê uma luz, embora tenha muitos detalhes que podem ter passado desapercebido nessa conversa ;)

Abraços,

Sabino.

Muito obrigado, professor Sabino. Suas explicações foram muito claras e precisas.

Obrigado mais uma vez, também, à Fernanda.

Boa semana e bons estudos!

Professor Sabino, onde encontro um bom curso para dominar ao máximo a arquitetura Sharepoint/Teams/OneDrive? Gostaria de entender 100% como funciona o ecossistema Microsoft 365, pois acredito que é um dos vetores dessa nova era corporativa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software